O que é quinoa?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 11 votos

A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3 000 a 4 000 anos para consumo humano, embora existam registros arqueológicos de uso de sementes não domesticadas para uso pastoril há cerca de 5 200 a 7 000 anos.

A quinoa tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e a prevenir doenças como câncer, doenças inflamatórias e alergias. Por causa das gorduras ômega 3 e ômega 6, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Como preparar quinoa de um jeito fácil
Coloque a quinoa na panela com água fervente e adicione tempero pronto, para dar mais sabor. Depois, é só cozinhar por 15 a 20 minutos com a panela tampada. Escorra a água e então basta escolher como vai saborear a quinoa. Pode ser em um belo Tabule Fresco de Quinoa.

Desde a sua origem, a quinoa é um cereal que não contém glúten, o que permite seu consumo por pessoas com doença celíaca ou alergia a essa proteína1.

Ambos possuem fibra e são saudáveis, mas a quinoa não perde seu valor nutricional quando cozida e pode ser ingerida de outras formas, como misturada em saladas ou até numa sobremesa. Como esses dois grãos são extremamente saudáveis, então a recomendação é que você seja criativo e tire muito proveito deles!

Como consumir: para substituir o arroz e o macarrão, deve-se utilizar a quinoa em grãos, que deve ser cozida da mesma maneira que o arroz, utilizando 2 xícaras de água para cada xícara de quinoa. Além disso, na forma de flocos ou farinha, a quinoa pode ser adicionada em saladas, sucos, sopas e vitaminas.

Consumir alimentos mais ricos em flavonoides como quinoa pode ajudar a promover a saúde geral e proteger contra certas doenças e mortalidade geral. Ao incluir alimentos nutritivos como a quinoa em sua dieta, você aumentará significativamente sua ingestão total destes e de outros compostos antioxidantes.

Deixar a quinoa de molho é importante porque o alimento é composto por fitatos, substâncias conhecidas como antinutrientes, que podem dificultar a absorção de vitaminas e minerais que ingerimos nas refeições. É a mesma lógica que seguimos para o feijão.

R$ 31,90 / Kg
Considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, a quinua (quinoa) é rica em proteína, ferro e ômega 3 e 6.

A sugestão é lavar a quinoa grão em água fria e, sempre que possível, comer cozida, pois reduz o teor de fitatos e saponinas, e facilita o processo digestivo. Embora não exista na literatura nenhuma recomendação da quantidade do consumo diário, a orientação é até duas colheres de sopa.

A farinha pode ser usada em sucos, ou no preparo de bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Só não pode comer quinoa crua, para evitar desconforto gastrointestinal. Por isso, o ideal é lavar e colocar de molho por uns dois minutos em água quente.

No Brasil, a quinoa foi introduzida nos anos 1990 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) de Brasília, a qual tem confirmado o potencial de cultivo comercial desta espécie na região do Cerrado (SPEHAR, 2007).

A quinoa vermelha possui um sabor que lembra nozes. Esta variedade é um pouco maior e mais crocante do que a quinoa branca, mas geralmente são intercambiáveis. A quinoa preta possui um sabor mais forte e é muito crocante, devido ao ser revestimento mais rígido.

A quinoa branca é a mais conhecida entre as pessoas e a que menos contém carboidratos e calorias dentre as três. Em relação à quinoa vermelha, tem o dobro de fibras, melhorando a qualidade do sistema digestivo. Ela pode substituir o arroz e servir de base para os mais variados tipos de salada.