O que é queratina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Queratina ou ceratina é uma proteína sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo.

A queratina é uma proteína fibrosa que constitui as partes diversas do corpo humano , como os cabelos e as unhas. Formada por aminoácidos, representa cerca de 90% do fio, é responsável pela integridade dos cabelos e, por isso, é usada em diversos tratamentos capilares em salões de beleza.

Para ser utilizada em processos industriais, a queratina pode ser extraída a partir da lã e de fios de cabelo, porém, a fonte mais utilizada é a pena de frango. Cerca de 90% da estrutura das penas são formadas por queratina, por isso são tão rígidas e resistentes a vários fatores externos.

A queratina é uma proteína fibrosa insolúvel, formada por uma sequência de 18 aminoácidos (dos quais a cisteína é a mais predominante) interligados por pontes de hidrogênio, salina e dissulfeto. Ela constitui diversas partes do corpo humano, entre elas, as unhas e os cabelos.

A queratina é outra proteína fundamental. Isso porque ela garante a proteção dos organismos, pois é impermeável à água. Dessa forma, diminui os efeitos negativos do atrito, das chuvas, dos ventos e do sol no corpo dos animais. Na nossa pele, por exemplo, ela forma uma barreira que impede a perda de água em excesso.

"A reposição de queratina é primordial em fios danificados, principalmente os que passaram por processos químicos, como descoloração, alisamento ou qualquer procedimento químico que mude a estrutura do fio. Fazer o tratamento de reposição de queratina é recomendado logo após ou até no mesmo dia desses procedimentos.

Essa proteína é produzida em células denominadas de queratinócitos, que são as mais abundantes da epiderme humana.

Entre os principais alimentos com queratina, proteína rica em aminoácidos, estão: peixe, ovo, carne, gelatina, leguminosas, frutas cítricas, leite e derivados.

De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor.

Queratina líquida: é um tipo de queratina mais concentrada. Geralmente usada em pequenas porções para potencializar a ação de produtos. Queratina hidrolisada: é chamada hidrolisada a substância que é compatível/solúvel em água. Por isso, esse tipo de queratina não pesa e penetra nos fios com mais facilidade.

A perda de queratina do cabelo pode acontecer por diversos fatores como submeter os fios a alisamentos, descolorações e até mesmo ao sol e a poluição do dia a dia, perde-se essa proteína – o que causa a abertura das cutículas e, consequentemente, fragilidade no cabelo.