O que é queimadura de 1 2 3 grau?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Queimaduras de primeiro grau afetam apenas a epiderme. Queimaduras de segundo grau afetam a epiderme e parte da derme. Queimaduras de terceiro grau afetam epiderme, derme e estruturas mais profundas.

Quanto à profundidade:

  1. grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. ...
  2. grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada;
  3. grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos.

2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque.

Queimadura de terceiro grau promove destruição total da pele
Já a queimadura de terceiro grau provoca destruição total da pele, atingindo a epiderme, derme e anexos cutâneos (pelos, glândulas…), podendo atingir ainda estruturas abaixo da pele, como gordura, músculo, tendões e ossos.

As queimaduras de 2° grau são aquelas que afetam a epiderme e a derme. A diferença entre a de 1° e essa está na profundidade. Como existe risco de destruição das terminações nervosas, é possível que a de 2° grau cause até menos dor em relação a um ferimento mais superficial.

Eles incluem:

  • Fricção. Quando um objeto duro machuca a sua pele, você tem o que é chamado de “queimadura por fricção”. ...
  • Queimaduras de frio. As queimaduras de frio causam danos à pele ao congelá-la. ...
  • Queimaduras térmicas. ...
  • Queimaduras de radiação. ...
  • Queimaduras químicas. ...
  • Queimaduras elétricas.

Dessa forma, queimaduras de primeiro e segundo graus, pela estimulação às terminações nervosas, são mais dolorosas quando comparadas às de terceiro grau, em que há destruição parcial ou total dos receptores periféricos.

Faça compressas frias nas primeiras horas após sua ocorrência. Não coloque pasta de dente ou manteiga em nenhuma hipótese. Use vaselina líquida para manter a queimadura hidratada. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar na região nos dias seguintes.

A queimadura de primeiro grau compromete somente a epiderme, causando eritema e dor, e geralmente melhora entre 5 e 7 dias. Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.

Nos casos de queimaduras de segundo grau, geralmente, uma única aplicação de membrana é suficiente para a cicatrização total da pele, sem a necessidade de troca de curativo. Outra vantagem é que a Membracel protege as terminações nervosas, diminuindo a dor logo após a aplicação.

Queimaduras de 3º grau:
Nesse caso, lave abundantemente com água fria, cubra o local com um pano limpo molhado e procure o pronto socorro mais próximo. Se for possível, remova cintos, anéis, sapatos e roupas antes que o corpo inche. Importante: Nunca tente retirar pedaços de roupa que estejam grudados na pele.