O que é Pyridium e para que serve?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Para que serve: Pyridium é indicado para o alívio de disúria (dor no momento de urinar), dor, ardor e outros desconfortos decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior, causados por infecção, trauma, cirurgia ou outros procedimentos hospitalares.

Quantos dias tem que tomar Pyridium? A recomendação é utilizar o Pyridium por até dois dias, tempo designado para que o antibiótico - que deve ser administrado em conjunto -, comece a fazer efeito. Assim, há o controle da infecção e a redução da dor, não sendo mais preciso fazer uso do analgésico.

A dose recomendada para adultos é de 200 mg, a cada 8 horas, após as refeições ou ainda após um pequeno lanche, para reduzir o desconforto estomacal.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Antibióticos para cistite não complicada
As melhores opções de tratamento empírico (sem orientação do antibiograma) incluem: Nitrofurantoína 100 mg de 12/12 por 5 a 7 dias. Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim) 160/800 mg de 12/12 horas por 3 dias. Fosfomicina 3 g em dose única.

Beber água em abundância ajuda a diluir a urina e expelir as bactérias do organismo. Alimentos como cebola, melancia, pepino e cenoura contribuem para evitar a infecção urinária e aliviar a ardência ao urinar.

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.

Os sintomas da cistite são mais específicos para a bexiga, como dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar e dor na região inferior do abdômen. Já os sintomas da infecção urinária podem variar dependendo da área afetada, podendo incluir dor nas costas, náuseas, febre e calafrios.

Os seguintes eventos adversos foram relatados:
Eventos dermatológicos: rash (erupção passageira na pele), alergia, coceira, coloração anormal de tecidos (pele) e fluidos corpóreos.

Antiespasmódicos e analgésicos
Flavoxato (Urispás); Escopolamina (Buscopan ou Tropinal); Hiosciamina (Tropinal).

Chá de Uva Ursi: excelente opção para quem procura um tratamento eficaz para infecção urinária, o Chá de Uva Ursi possui propriedades diuréticas, antissépticas, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam no tratamento de pedras nos rins e reduzem inflamações da uretra.