O que e proporção e exemplos?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A proporção consiste na igualdade entre duas ou mais razões, que são a divisão entre números na qual devemos obedecer a ordem em que eles são colocados. Por exemplo, na sequência de Fibonacci, a razão entre qualquer termo e o seu antecessor será sempre proporcional, ou seja, igual.

Proporção é uma igualdade entre razões. Duas razões são proporcionais quando o resultado da divisão entre o numerador e o denominador da primeira razão é igual ao resultado da divisão da segunda. Onde a, b, c e d são números diferentes de zero e, nesta ordem, formam uma proporção.

A proporção está intimamente ligada com a razão. Para verificação de uma proporcionalidade, ou seja, se as grandezas são proporcionais ou não, devemos fazer uma igualdade de duas razões. Se essas razões forem iguais, os valores serão proporcionais.

No caso da proporção, trata-se de uma igualdade entre duas razões diferentes. Ou seja, quando duas frações encontram o mesmo resultado, tratam-se de razões proporcionais. Por exemplo, há uma proporção entre a razão de 6 e 3 e a razão de 8 e 4, uma vez que 6/3 = 2 = 8/4.

Tipos de proporção
Como foi apresentado na introdução acima, existem dois tipos de proporções entre os elementos: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.

No caso da proporção, é quando se iguala duas razões, ou ainda, quando estas possuem o mesmo resultado. Dessa forma, podemos dizer que a razão obrigatoriamente se relaciona com a operação de divisão. Além disso, vale destacar que duas grandezas são proporcionadas quando se forma uma proporção.

Proporção é um conceito presente na Matemática básica que se relaciona à comparação de grandezas, algo muito comum também em outras áreas do conhecimento, como Física, Química e Biologia. Essas grandezas podem se relacionar de forma direta ou inversamente proporcional.

Quando duas grandezas são consideradas proporcionais, isso significa que quando uma varia uma taxa X, a outra variará na mesma taxa — ou proporção. Quando isso acontece de maneira diretamente proporcional, a grandeza B aumentará na mesma proporção que a grandeza A aumentar.

Duas grandezas são chamadas de diretamente proporcionais quando o aumento na medida de uma delas causa um aumento na medida da outra na mesma proporção, ou quando uma redução na medida de uma das grandezas causa uma redução na medida da outra na mesma proporção.

Quando realizamos uma divisão diretamente proporcional estamos dividindo um número de maneira proporcional a uma sequência de outros números.

Logo, a razão entre as idades deles será igual a 30/60. Simplificando essa razão, encontramos 1/2.