Quem foi o criador da multiplicação?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Al-Khwarizmi

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação | IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

O sinal de vezes (X), com que indicamos a multiplicação, é relativamente moderno. O matemático inglês Guilherme Oughtred foi quem empregou pela primeira vez, no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631. Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores.

A multiplicação foi representada pela letra x, pela primeira vez, no ano de 1631. Esse sinal foi substituído por outros em virtude da confusão que causava com a variável x das funções. O ponto para indicar multiplicação foi introduzido por Leibniz no ano de 1698.

  • Sine quadrant
  • Instrumento de mural
  • Shadow square

Na divisão, a representação a/b foi criada pelos árabes, já a utilização do símbolo ( : ) foi feita apenas em 1657 pelo inglês William Oughtred. E o sinal mais conhecido (÷) foi desenvolvido a partir da junção da barra ( / ) dos árabes e os dois pontos ( : ) de Oughtred.

Quais são as quatros ideias da multiplicação? Na multiplicação temos: propriedades comutativa, associativa, distributiva e elemento neutro.

A multiplicação é uma das quatro operações básicas. Utilizamos a multiplicação para representar adições sucessivas de determinado número. A multiplicação é uma das quatro operações básicas da Matemática. Os números multiplicados são chamados de fatores da multiplicação, e o resultado é chamado de produto.

De autoria do professor e engenheiro civil Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), cujo pseudônimo era Malba Tahan, O Homem que calculava foi publicado pela primeira vez em 1946 e até hoje teve mais de 50 edições.

O da "soma" vem do latim, o "igual" teve cinco significados diferentes e ninguém sabe ao certo de onde veio exatamente o da "subtração". Esta é a história por trás dos "símbolos" matemáticos.

Pois é, o pai da Aritmética é Brahmagupta (589-668), um matemático indiano que encaixou o 0 nos números e ajudou na lógica do sistema numérico que usamos. Séculos depois, foi Bhaskara (1114-1185) quem aperfeiçoou o estudo e chegou nos moldes de hoje.

Pitágoras nasceu em Samos, por volta de 570 a.C. Em sua trajetória intelectual, é provável que, em viagens, Pitágoras conheceu Anaximandro de Mileto, o discípulo de Tales de Mileto (o primeiro filósofo), e como os pioneiros, investiu o seu tempo na tentativa de descobrir a possível origem racional de todo o Universo.