Como diminuir os juros do financiamento da Caixa?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

Tem como reduzir a prestação do financiamento da Caixa? De acordo com a Caixa, é possível reduzir a prestação em até 18 meses. Isso se o contrato tiver no mínimo as 12 últimas prestações pagas em dia e o saldo devedor não ser maior que 80% do valor do imóvel. Basta entrar em contato com o gerente.

É possível amortizar tanto o saldo devedor quanto as parcelas do financiamento. Ao escolher amortizar o tempo da dívida, ou seja, o saldo devedor, o prazo do financiamento é diminuído. Também é possível fazer a amortização no valor das parcelas. Nesse caso, os valores mensais que são pagos devem ser reduzidos.

A primeira opção consiste em reduzir o prazo do financiamento ou até mesmo o valor das parcelas remanescentes. Essa alternativa é considerada a mais vantajosa, uma vez que ao quitar o saldo pendente de forma mais rápida, a incidência de juros sobre a dívida pode ser menor.

A amortização funciona como um adiantamento que possibilita a redução de juros e do tempo para quitar o débito. Quanto mais parcelas no financiamento, maiores os juros. A amortização pode ser feita diretamente com o banco que fez o financiamento.

Pedir desconto ou pausar parcelas do financiamento Caixa também pode ser feito pelo aplicativo ou pelos números de telefone. Vale lembrar que, para a redução de até 25%, não é necessário apresentar documentação justificando o pedido, apenas descontos maiores que este valor exigem essa autodeclaração.

Devido a inflação do nosso país.

As mais comuns são:

  1. Quitar as últimas parcelas. Diminuir o tempo total é uma forma de pagar menos juros do que foi previsto na contratação do financiamento. ...
  2. Amortizar a dívida. Outra opção para quem deseja reduzir o tempo de pagamento é amortizar a dívida. ...
  3. Usar o FGTS. ...
  4. Utilizar 13º ou férias.

Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/22 veda, em quaisquer contratos ou operações financeiras, taxas de juros superiores ao dobro da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), respeitado o limite máximo de 12% ao ano.

Benefícios de quitar antes do prazo
Quem antecipa o pagamento da dívida paga menos juros e encargos, especialmente em financiamentos mais longos, como o do imóvel e do carro. Também encurta o tempo no qual irá pressionar o orçamento com o pagamento das parcelas do débito.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

Antecipar as parcelas é recomendado principalmente para quem passa por dificuldades financeiras. Como os juros são cobrados pelo saldo devedor, ao escolher a antecipação você quitará a dívida, eliminando juros e taxas.