Qual e a regra da adição e subtração?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Em resumo: Sinais iguais, soma e conserva o sinal. Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.

Regra de sinais na adição (adição de números inteiros)
Para somar números inteiros, respeitam-se algumas regras de sinais. Se as parcelas possuem mesmo sinal, deve-se somar e repetir o sinal. Se as parcelas possuem sinais diferentes, deve-se subtrair e manter o sinal do número com o maior valor absoluto.

Como fazer conta de subtração:
O número maior, o minuendo, fica na primeira linha. O número menor, o subtraendo, fica na segunda linha. O resto, fica abaixo do traço da conta. Os números devem estar organizados em colunas, pelas suas ordens.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois resolva a adição e subtração, ou vice-versa.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Quantas vezes podemos subtrair 5 de 25? Resposta: Uma vez, depois não temos 25 para subtrair, apenas 20.

Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença)

Portanto, a soma de números com sinais iguais constitui ADIÇÃO, e a soma de números de sinais opostos constitui SUBTRAÇÃO.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.