Quais são os números complexos?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os números complexos são números compostos por uma parte real e uma imaginária. Eles representam o conjunto de todos os pares ordenados (x, y), cujos elementos pertencem ao conjunto dos números reais (R). , onde se definem as operações: Igualdade: (a, b) = (c, d) ↔ a = c e b = d.

Os números complexos são representados na forma algébrica como Z = a + bi, sendo “a” a parte real e “b” a parte imaginária. Tais números formam um conjunto que engloba, por exemplo, as raízes quadradas de números negativos – considerada por matemáticos antigos como insolúveis ou inexistentes.

Números complexos são o conjunto de números formados por uma parte real e uma parte imaginária, em que a parte imaginária corresponde à raiz de um número negativo.

Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo. Podemos então dizer que um número complexo z será igual a a + bi (z = a + bi).

Os números complexos da forma são identificados com os números reais ( a , 0 ) ≡ a . Os números complexos da forma z = ( a , b ) são rotineiramente denotados na sua forma retangular por z = a + b i , onde é a parte real de (Re ) e é a parte imaginária de (Im ).

Tópicos deste artigo

  • 1 - Conjunto dos números naturais.
  • 2 - Conjunto dos números inteiros.
  • 3 - Conjunto dos números racionais.
  • 4 - Conjunto dos números irracionais.
  • 5 - Conjunto dos números reais.
  • 6 - Conjunto dos números complexos.
  • 7 - Intervalos reais.

Os números inteiros são os números positivos e negativos, que não apresentam parte decimal e, o zero. Estes números formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ. Não pertencem aos números inteiros: as frações, números decimais, os números irracionais e os complexos.

O conjugado do conjugado de um número complexo será o próprio número complexo. Não existe relação de ordem no conjunto dos números complexos, então não podemos estabelecer quem é maior ou menor.

Os números complexos
Todo número complexo tem a forma a+bi, onde a e b são números reais e a unidade imaginária i tem a propriedade i²=−1. Dado o número complexo z=a+bi, então a é a parte real de z, denotada por Re(z) e b é a parte imaginária de z, denotada por Im(z).

Existem infinitos conjuntos numéricos, entretanto, alguns deles são notáveis por causa da frequência com que aparecem nas soluções e nas demonstrações matemáticas e, principalmente, pela história de como os números foram criados. São eles: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos.

Ao longo desta pesquisa constatamos que os números complexos estão presentes na Engenharia Elétrica, por meio de Circuitos Elétricos, na Física, pelo Eletromagnetismo, na Aerodinâmica do Avião.

Os números complexos são identificados por z = a + bi, onde a é a parte real e b a parte imaginária. A letra i acompanha a parte imaginária e dependo do valor de sua potência ela irá assumir um valor que irá facilitar vários cálculos. i 0 = 1, pois todo número ou letra elevando à zero é um.

Ao dividirmos dois números complexos devemos escrevê-los em forma de fração e multiplicarmos o numerador e o denominador pelo conjugado do denominador, veja como: Dado dois números complexos z1 e z2, para efetuarmos a divisão dos dois devemos seguir a seguinte regra: z1 : z2 = z1 .

Os números complexos têm aplicações em várias áreas da ciência, como no estudo de fluxo de fluidos para o entendimento do comportamento aerodinâmico em automóveis e aeronaves e na mecânica quântica, no estudo das propriedades energéticas dos átomos e das moléculas.

Gerônimo Cardano

Gerônimo Cardano (1501-1576) considerava que o aparecimento de raízes quadradas de números negativos na resolução de um problema indicava que o mesmo não tinha solução. No entanto, foi Cardano que, em 1545, mencionou pela primeira vez os números complexos.