O que é conversão na física?

Perguntado por: abarros7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

A conversão de unidades na Física permite transformar as formas de representação de uma grandeza de acordo com a necessidade. Para tanto, é necessário que se conheçam as unidades estabelecidas pelo sistema internacional de unidades (SI) para cada tipo de grandeza física.

Para converter uma unidade na outra, basta seguir estas relações: 1 km = 1000 m. 1 m = 100 cm. 1 dm = 10 cm.

Para realizar a conversão de uma unidade que está à esquerda para outra que está à direita, multiplicamos por 10 cada unidade de medida. m→ dm → cm. Então multiplicaremos por 10 cada uma. Para realizar conversões da direita para a esquerda, dividimos por 10 para cada unidade de medida.

A conversão ocorre quando, por algum motivo operacional, a pureza do produto não é absoluta. Isso quer dizer que da massa obtida apenas uma fração é composta pelo produto de interesse, o restante pode ser de substratos, reagentes, subprodutos ou solventes.

Um fator de conversão representa o valor numérico ou a proporção que é usado para relacionar uma unidade de medida a outra. O fator de conversão é um valor alternativo que é usado para representar uma unidade de medida.

Os valores de conversão ajudam você a medir e otimizar com mais precisão o impacto comercial das suas campanhas publicitárias. Se você atribuir valores às conversões, vai ser possível saber qual é o total gerado pela publicidade em diferentes conversões, não apenas o número de conversões geradas.

“Quilo” significa que a unidade tem 1.000 (mil) de qualquer que seja a unidade sem o prefixo. Por exemplo, um quilowatt equivale a 1.000 watts; um quilograma equivale a 1.000 gramas; 100 quilômetros equivalem a 100.000 metros (e assim por diante).

Portanto, já vimos que um metro corresponde a 100 centímetros, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra. Basta aplicarmos uma regra de três simples. Simplificando a regra de três, chegamos à conclusão que basta dividirmos o valor por 100 para converter centímetros em metros.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Unidades de medida: comprimentos, larguras, alturas

  • km = quilômetro.
  • hm = hectômetro.
  • dam = decâmetro.
  • m = metro.
  • dm = decímetro.
  • cm = centímetro.
  • mm = milímetro.

1 Ação ou efeito de converter(-se); convertimento. 2 Ação de voltar, de retornar (veículo). 3 Mudança de forma ou natureza; transmutação, transformação. 4 Mudança ou substituição de uma obrigação por outra.

Significado de Transformação de Energia
A transformação de energia corresponde ao processo em que uma forma de energia é alterada para outra. Este baseia-se no princípio de que nenhuma energia pode ser destruída, mas sim transformada.

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.