Qual o desconto se pagar a última parcela do financiamento?

Perguntado por: gagostinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Na última parcela, do valor total dela, menos de 2% corresponderão aos juros, enquanto os outros 98% amortizam a dívida original.

Ordem inversa
Nesse tipo de antecipação, você paga as últimas parcelas, de forma decrescente a cada quitação realizada. Assim, a ordem segue: última, penúltima, antepenúltima e assim por diante.

O Código de Defesa do Consumidor garante que bancos e instituições financeiras concedam descontos nos juros que estão incluídos nas parcelas de um financiamento, desde que sejam pagas antecipadamente. Isso vale não só para financiamento de imóveis, mas também para veículos e outros tipos de empréstimos.

“A incidência dos juros é maior nas primeiras parcelas de um financiamento. Com o passar do tempo, o cliente estará amortizando mais de sua parcela real e pagando menos juros”, diz Bazzo. “Por isso, recomendo que o cliente comece a amortizar desde o início, antecipando o pagamento de parcelas sempre que for possível.

A amortização acontece quando uma parcela do financiamento é paga, abatendo do valor principal da dívida. Dependendo do contrato é possível também antecipar as parcelas, pagando mais de uma por mês ou no modo “de trás para frente”.

Ao quitar financiamento, o Código de Defesa do Consumidor também garante ao cliente o direito de receber um desconto sobre os juros incidentes proporcional ao tempo de adiantamento. Então, calcula-se esse desconto com base no tempo restante para o término do financiamento: quanto menor o tempo, maior o desconto.

Como conseguir desconto
Ao optar pela quitação antecipada de parte da dívida é possível diminuir o número de parcelas ou o valor das prestações. A opção que permite descontos nos juros é a que reduz o número de parcelas. Dessa forma, o valor final do financiamento é reduzido.

Isso porque, essas parcelas já incluem juros em seus cálculos. Então, se vai pagar por elas antes do tempo determinado, esses juros já não se aplicam da mesma forma. Portanto, o primeiro e principal motivo para fazer a antecipação é a redução de juros!

Escolha entre o método SAC e método Price
A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.

A fórmula usada como base é a que segue: custo de antecipação de parcelas = valor da parcela líquida (descontado o MDR) x (taxa da antecipação x quantidade de dias a antecipar / 30).

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

Tipos de formas para antecipar seu pagamento
Para você ter ideia, existem duas formas de realizar esse processo: pagar as parcelas na ordem direta ou na inversa. Vale lembrar que as duas possuem os benefícios de economia nos juros do financiamento.

Redução de juros: uma das principais vantagens da antecipação de parcelas é a redução dos juros que incidem sobre o valor da dívida. Isso significa que, ao antecipar as parcelas, o consumidor pode pagar menos juros e economizar dinheiro no longo prazo.

Você, ao antecipar as parcelas de um financiamento, poderá conseguir um desconto de até 70% de todo o valor da parcela. Entretanto, existe aqui uma regra. O valor do desconto vai caindo, conforme as parcelas são mais recentes. Ou seja, se você antecipar as parcelas mais próximas, o desconto poderá ser menor.

A amortização funciona da seguinte maneira: você pode optar por uma redução da dívida através de pagamento mensal, ou pagar a prestação do mês somada com a última do contrato, o que ajuda a quitar o financiamento mais rapidamente.