Como fazer o cálculo da regra de três?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

Dentro da regra de três simples e composta existem grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Caracteriza-se por grandezas diretas aquelas em que o acréscimo ou decréscimo de uma equivale ao mesmo processo na outra. Por exemplo, ao triplicarmos uma razão, a outra também será triplicada, e assim sucessivamente.

A regra de três simples pode ser de duas maneiras: direta, quando as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais; inversa, quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais.

A regra de três simples é utilizada para problemas com somente duas grandezas. Ela é aplicada quando conhecemos três valores, dois de uma grandeza e um de outra. Já a regra de três composta é aplicada em situações um pouco mais complexas, envolvendo mais de duas grandezas.

A regra de três é uma fórmula matemática que ajuda a descobrir um valor desconhecido a partir de três ou mais valores conhecidos. Ela é usada em questões que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou grandezas inversamente proporcionais.

Calcular a porcentagem de um valor é simples: basta multiplicar a porcentagem a ser encontrada pelo valor total e dividir por 100. Logo, se você quer calcular 5% de 1.000, a conta fica assim: (5 x 1.000) ÷ 100.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

Primordialmente, o primeiro passo para resolver problemas de regra de três é construir uma tabela agrupando as grandezas de mesma espécie em colunas. Em segundo lugar, devemos ainda manter na mesma linha as grandezas de espécie diferentes em correspondência.

Se a relação entre as grandezas for direta (quando uma grandeza aumenta, o mesmo acontece com a outra) é preciso aplicar a regra de três simples direta. Mas, se a relação entre as grandezas for inversa (quando uma grandeza aumenta a outra diminui) é preciso aplicar a regra de três simples inversa.

A regra de três simples, na matemática, é uma forma de descobrir um valor a partir de outros três, divididos em pares relacionados cujos valores têm mesma grandeza e unidade. Além da regra de três simples, existe também a regra de três composta.

A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção. Esse método, conhecido como regra de três, faz uso de alguns conhecimentos importantes: propriedade fundamental das proporções, grandezas e medidas, razões e proporções.