O que é o raio é diâmetro?

Perguntado por: ucarvalho7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Lembre-se que o raio da circunferência é um segmento que liga o centro da figura a qualquer ponto localizado em sua extremidade. Já o diâmetro da circunferência é um segmento de reta que passa pelo centro da figura, dividindo-a em duas metades. Por isso, o diâmetro equivale duas vezes o raio (2r).

O raio é a distância entre um ponto de uma circunferência e seu centro.

O comprimento de uma circunferência é a medida do contorno dessa figura. Lembre-se de que uma circunferência é formada por um conjunto de pontos que possuem a mesma distância de determinado ponto, chamado de centro. Essa distância é chamada de raio, e o dobro do raio é chamado de diâmetro.

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Conhecidos como elementos da circunferência, chamamos de centro ou origem o ponto que está no centro; de raio, o segmento de reta que liga o centro até a circunferência; de corda, qualquer seguimento que liga duas extremidades da circunferência; e de diâmetro, qualquer corda que passa pelo centro.

Se o diâmetro é igual a 12 cm, então o raio é a metade de 12 cm, ou seja, r = 6 cm. O raio da circunferência é igual à metade do seu diâmetro, ou seja, d = 120 : 2 = 60 m.

Se você conhecer o raio do círculo, multiplique por 2 para obter o diâmetro. O raio é a distância do centro do círculo até a borda. Por exemplo, se o raio de um círculo é 4 cm, então o diâmetro é de 4 cm x 2 = 8 cm. Se você conhecer a circunferência do círculo, divida por π para obter o diâmetro.

Use a fórmula C/2π. Como a circunferência é igual a πD, que equivale a 2πr, dividi-la por 2π resultará no raio. Caso tenha uma esfera com uma circunferência de 20 m, encontre o raio dividindo 20/2π, chegando ao resultado final de 3,183 m.

O valor do diâmetro tem o dobro do valor do raio. Se dividirmos o seu comprimento (perímetro) pelo seu diâmetro, obtemos um número de valor aproximado igual a 3,14159265, que é chamado de π (PI).

Embora a área de um círculo se calcule geralmente com o raio, que é metade do diâmetro, a área também se pode encontrar diretamente pelo comprimento do diâmetro com a equação da área igual a 1/4 * pi * diâmetro ao quadrado.

Os relâmpagos se originam da quebra de rigidez dielétrica, isto é, da capacidade isolante do ar. A quebra de rigidez do ar ocorre quando o campo elétrico é suficiente para ionizar os átomos do ar e acelerar os elétrons a ponto de produzir uma descarga.

Como é um número irracional, ele é uma dízima não periódica e possui infinitas casas decimais, então é comum utilizarmos uma aproximação do valor de π para a resolução de problemas. Esse número é uma constante, e o seu valor é de aproximadamente 3,141592653..., mas a aproximação mais utilizada para o valor de π é 3,14.

3,14159265358979323846

Número Pi (π) é um número irracional cujo valor é 3,14159265358979323846…, ou seja, uma sequência infinita de dígitos.

O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode ser definido também como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência. Analogamente também se define o raio de uma esfera.

Raio, diâmetro, centro e circunferência--são todos partes de um circulo. Vamos estudar cada um e entender como são definidos. Criado por Sal Khan e Instituto de Tecnologia e Educação de Monterey.

Um círculo é uma curva no plano que consiste em todos os pontos que têm a mesma distância de um ponto fixo, denominado centro. A distância comum dos pontos do centro é chamada de raio. A região coberta pelo círculo é chamada de área do círculo e a curva é chamada de circunferência do círculo.