Quais são as 5 propriedades da multiplicação *?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

As 5 propriedades da multiplicação são: comutativa, distributiva, associativa, elemento neutro e elemento inverso. Usamos essas propriedades para facilitar os cálculos. Regra geral, podem ser usadas com números reais e complexos.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

As 5 propriedades da multiplicação são:

  • Comutativa.
  • Distributiva.
  • Associativa.
  • Elemento neutro e nulo.
  • Elemento inverso.

Em uma multiplicação, cada termo recebe um nome. Fatores: os números que estamos multiplicando. Produto: o resultado da multiplicação.

A propriedade associativa é uma regra matemática que refere que a forma como os fatores são agrupados num problema de multiplicação não altera o produto.

As propriedades podem ser classificadas em gerais e específicas que, por sua vez, se dividem em: químicas, físicas, organolépticas e funcionais.

Propriedade distributiva
A multiplicação de um número por uma soma é igual à soma das multiplicações desse número por cada uma das parcelas.

Multiplicação: 4 x 2 = 8 (4: fator ou multiplicando; 2: fator ou multiplicador; 8: produto)

Propriedade associativa da adição: Alterar o agrupamento das parcelas não altera a soma. Por exemplo, ( 2 + 3 ) + 4 = 2 + ( 3 + 4 ) (2 + 3) + 4 = 2 + (3 + 4) (2+3)+4=2+(3+4)left parenthesis, 2, plus, 3, right parenthesis, plus, 4, equals, 2, plus, left parenthesis, 3, plus, 4, right parenthesis.

A propriedade associativa é uma regra matemática que determina que a ordem em que os fatores estão agrupados em uma multiplicação não muda o produto.

Numa operação utilizando a multiplicação, o multiplicador e o multiplicando são chamados de fatores, e o resultado é o produto resultante da multiplicação. Os números antes do sinal de igual são os fatores, e o valor após o sinal de igual é o produto.

Os números multiplicados são chamados de fatores da multiplicação, e o resultado é chamado de produto. Quando pelo menos um dos fatores é um número natural, podemos reconhecer a multiplicação como uma representação de adições consecutivas. Por exemplo, podemos escrever 2 + 2 + 2 como 3 × 2.

Sinais iguais: soma e conserva o sinal. Sinais diferentes: subtrai e conserva o sinal do maior número (maior módulo).

A propriedade que devemos utilizar é a comutativa, na qual podemos trocar as ordens das parcelas e o resultado ainda é o mesmo. A propriedade associativa possibilita “trocar” a posição dos parênteses e o resultado ainda é o mesmo.

Propriedade do fechamento
Dois ou mais números naturais somados, resultam em um número natural. Os números naturais são os positivos contando com o zero (0, 1, 2, 3, 4, …), avançando de unidade em unidade.

A propriedade associativa da adição significa que o reagrupamento das parcelas não altera a soma.