Como fazer conta de multiplicação de cabeça?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Primeiro, multiplique os dígitos da segunda coluna, na vertical: 1 x 3. Escreva o produto na última posição do resultado final. Depois, é hora de aplicar o método criss-cross, que consiste em multiplicar os dígitos de maneira cruzada e somar os resultados. No exemplo acima, seria (2 x 3) + (1 x 1) = 6 + 1 = 7.

Basta acrescentar um zero depois do último número, como em 128 x 10 = 1280. Quando se trata de um número com vírgula, basta andar a vírgula uma vez à direita, como em 68,5 x 10 = 685. Por sua vez, para multiplicar por 100, acrescente 2 zeros depois do último número inteiro, ou ande 2 casas à direita.

Escreva o número maior sobre o menor.
Por exemplo, o 6 do 756 fica em cima do 2 do 32 e o 5 do 756 fica em cima do 3 do 32, e assim por diante. Isso vai facilitar a visualização do processo de multiplicação grande. Vamos começar multiplicando todos os dígitos do número de cima pelo último dígito do número de baixo.

A multiplicação é uma das quatro operações básicas da Matemática. Em uma multiplicação, os elementos multiplicados são os fatores e o resultado é o produto. Se um dos fatores é um número natural, a multiplicação descreve adições sucessivas. Os principais símbolos para representar a operação de multiplicação são ⋅ e x.

Simplifique processos de adição e subtração
Uma técnica útil no cálculo mental é ao simplificar contas de adição e subtração, muito comum em diversas demandas diárias. Para isso, você pode somar ou subtrair os numeradores de uma fração. Enquanto isso, os denominadores se mantêm.

O cálculo mental consiste em fazer contas aritméticas usando, somente, as habilidades cerebrais. Ou seja, sem o auxílio de aparelhos, como: calculadoras convencionais, celulares, enfim.

Exemplo. Considere a operação de multiplicação: 32 x 32 = 1024.

Resposta verificada por especialistas
Produto, na matemática, caracteriza-se por ser o resultado de uma multiplicação. Dessa forma, basta multiplicar 60 por 20 para obter o resultado (que é 1200).

Para calcular o resultado da multiplicação de um número por 8, devemos somar esse número 8 vezes entre si. Dessa maneira, a diferença entre os múltiplos de 8 sempre será igual a esse valor.

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Como multiplicar matrizes? Para multiplicar duas matrizes devemos seguir uma ordem de operações específicas, onde cada linha da primeira matriz, multiplica todas as colunas da segunda matriz.

Na multiplicação de monômios devemos multiplicar coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal. Ao multiplicar partes literais iguais, aplique a multiplicação de potências de bases iguais: somar os expoentes e repetir a base.

A multiplicação é uma das operações básicas da Matemática que está diretamente ligada à adição. Em algumas situações, há a soma sucessiva de um número por ele mesmo.