O que é propolis?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem botânica.

Comumente utilizado para doenças respiratórias, como gripes, resfriados e dor de garganta, o própolis tem propriedades conhecidas, como anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e antifúngica. Além disso, pode atuar como cicatrizante, anestésico e estimulante do sistema imunológico.

A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.

O própolis é igual ao mel? Protagonistas de possíveis confusões, o mel e o própolis são produtos bastante diferentes. Enquanto o primeiro deriva do néctar das flores, o segundo é fruto das resinas de variados vegetais e plantas.

Ele pode ser utilizado de diferentes formas, como por exemplo na água para fazer inalações com o vapor, no gargarejo, puro ou diluído em água e/ou chá. Também pode ser consumido através de shots matinais, combinado com substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, como a cúrcuma e o gengibre.

Mesmo que seja um elemento natural, produzido por abelhas, o própolis possui algum tipo de contra indicação. Afinal, existem pessoas que possuem algum tipo de alergia ou até mesmo intolerância a produtos produzidos por abelhas, bem como outras restrições, relacionadas ao nível de açúcar presente no sangue, por exemplo.

O Extrato de Própolis é um composto natural que se destaca por suas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias verificadas em estudos, promovendo benefícios principalmente para a imunidade.

A própolis é uma resina produzida pelas abelhas para proteger sua colmeia. Para fazê-la, os insetos colhem substâncias florais, que são misturadas a saliva e cera, dando origem a um produto impermeável e com propriedades antissépticas, que impedem a entrada de invasores e microorganismos nos alvéolos da colmeia.

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

Mas você pode substituir o própolis por alguns produtos com as mesmas propriedades, ou até superiores, conhecidos como própolis verde. Alguns exemplos são o óleo essencial de cravo, óleo essencial de melaleuca, óleo essencial de alecrim e óleo essencial de hortelã-pimenta.