O que é progesterona?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 4 votos

Progesterona é uma hormona esteróide produzida, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez. A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário.

Os hormônios sexuais têm importante papel na saúde reprodutiva de homens e mulheres. No organismo feminino, uma dessas substâncias é a progesterona, que age em várias etapas: desde a regulação do ciclo menstrual até a preparação do útero para a gravidez e a manutenção da gestação.

No geral, os níveis de progesterona aumentam logo após a ovulação, pois ocorre a formação do corpo lúteo, que irá produzi-la. Os níveis se mantêm altos para que a parede interna do útero, o endométrio, fique preparada para a implantação do embrião.

Entre os sintomas da baixa de progesterona estão as irregularidades no ciclo menstrual, alterações no humor, perda de libido, insônia, ressecamento vaginal, dificuldades para engravidar, dores de cabeça, falta de concentração, fadiga e alterações no peso.

Responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, a progesterona desempenha diversas outras funções no organismo da mulher, possuindo relação com a menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo fertilizado, além de preparar o corpo para receber uma gestação.

Além do ovário, a progesterona também se encontra na placenta e nas adrenais. Ela está relacionada principalmente ao ciclo sexual mensal da mulher, sendo secretada durante a segunda metade dele, do 12º ao 28ºdia do ciclo.

baixa energia; indisposição; irregularidade menstrual; desânimo para realizar as atividades da rotina.

Sabendo disso os níveis normais de progesterona são: Até 1 ng/ml no início do período. Menos de 10 ng/ml antes da ovulação. Mais de 10 ng/ml após a ovulação.

Alimentos como abóbora, alcachofra, aveia, banana, espinafre, oleaginosas, chocolate 70% cacau, semente de abóbora.

Consideramos que a progesterona está em níveis baixos quando o valor aferido através de exame de sangue seja inferior a 10 ng/mL. Mulheres que sofram com a baixa desse hormônio, podem apresentar dificuldades significativas para engravidar.

O exame de progesterona é feito para investigar os níveis de progesterona no sangue da mulher. Assim, verificar se eles estão adequados para que seja possível ocorrer uma gravidez. Não existem contraindicações para realizar o exame. Ele pode ser feito antes ou durante a gestação.