O que é probiotico?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Probióticos são produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde.

Os Probióticos são micro-organismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal. Eles facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, inibindo assim, o desenvolvimento na microbiota intestinal de bactérias que causam doenças.

Apesar de não haver necessariamente um melhor horário para tomar probiótico, tomá-lo em jejum nunca será o ideal. Por isso, independentemente do probiótico que você escolher suplementar, certamente a indicação para a ingestão será próximo a uma das principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar).

Quais os riscos de tomar muitos probióticos? Após esse período, ela acaba se desequilibrando algumas vezes por fatores externos, como hábitos alimentares e aspectos ambientais. Dessa forma, o nosso organismo não produz probióticos, por isso o seu consumo diário é muito recomendado.

A patente descreve o néctar probiótico – que tem potencial para ser usado pela indústria de alimentos no ramo de bebidas – e o seu processo de produção. O néctar pode ser obtido de frutas como cupuaçu, açaí, cacau, ciriguela, caju, goiaba, acerola, manga, murici, abacaxi, uva, tangerina, maracujá, cajá e carambola.

Maçã, uma fruta probiótica
Não se esqueça, porém, de consultar seu nutricionista para saber como a maçã pode fazer parte do seu plano alimentar e quais benefícios ela pode agregar à sua dieta.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Yorgus Grego

Nesta categoria, os iogurtes foram eleitos por ordem de maior quantidade de bactérias vivas. O Yorgus Grego contém mais de um milhão delas, além de ser feito apenas com leite, fermento e enzima.

Activia

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Activia

Activia, da Danone, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos em todo o seu portfólio e, além disso, foi a marca pioneira da categoria a possuir os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Probióticos são contraindicados para pacientes em risco como os que estejam em choque ou situações limítrofes.