O que é preposição?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 5 votos

Preposição é uma classe de palavras invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro, ou seja, o regente e o regido: isto significa que a preposição é o termo ...

Preposição é classe das palavras que ligam duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Na frase "casa de Luís", por exemplo, a preposição "de" estabelece uma relação de posse entre os substantivos "Luís" e "casa".

As preposições são palavras usadas para marcar as relações gramaticais que substantivos, adjetivos, verbos e advérbios desempenham no discurso.

São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Lista de preposições
Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, são conectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração.

Desde já, agradeço. O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

1 - Proposição é uma frase declarativa à qual pode ser atribuído, sem ambiguidade, um dos valores lógicos: verdadeiro (V) ou falso (F).

As proposições simples são aquelas que declaram algo sem o uso de conectivos, que são: “e” (conjunção), “ou” (disjunção inclusiva), “ou…, ou…” (disjunção exclusiva), “se…, então…” (condicional) e “… se e somente se…” (bicondicional). Quando conectamos duas ou mais proposições simples, formamos uma proposição composta.

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).