O que é predicado nominal?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Predicado é aquilo que atribui algo ao sujeito ou a um objeto.

Predicado nominal
Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz. (núcleo: feliz)

O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito. O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito. Os meninos eram brincalhões. A margarida é uma flor.

As orações que possuem em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito são constituídas de um predicado nominal. Assim, o predicado nominal é aquele formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.

Predicado nominal
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação realizada e não atuam como o núcleo do predicado nominal: estar, parecer, ficar, tornar-se, continuar, andar e permanecer.

O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.

No predicado verbo-nominal existem dois núcleos: o verbo (predicado verbal) e o predicativo (predicado nominal). O núcleo nominal pode ser representado pelo predicativo do sujeito (nervosos), como vimos nos exemplos anteriores, ou pode ser representado pelo predicativo do objeto.

d) “está tranquilo” é um predicado verbal, onde “está” é verbo de ligação e “tranquilo” é predicativo do sujeito.

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

Assim, um predicado que possua em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito é chamado de predicado nominal, pois seu núcleo não está no verbo, mas no nome que se refere diretamente ao sujeito.

Oração, sujeito e predicado são alguns dos principais elementos da língua portuguesa. O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado.

Vocativos são termos isolados da oração que cumprem função de chamar a atenção do interlocutor ou colocá-lo em evidência no discurso. Por estarem isolados no enunciado, não exercem função de sujeito e nem de predicado, aparecendo separados do restante da oração por alguma pontuação, que normalmente é a vírgula.

Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome. O predicativo do sujeito é diferente do predicativo do objeto, pois este caracteriza o complemento verbal, e não o sujeito da oração.

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem.