O que é predicado?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Na gramática, o predicado é um dos termos essenciais da oração, juntamente com o sujeito. Define-se o predicado como tudo aquilo que se diz ou o que se declara sobre o sujeito, ou tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, o termo com o qual verbo concorda.

  • Predicado verbal. Dessa forma, temos que no predicado verbal o núcleo é um verbo significativo, isto é, um verbo que seleciona entre uma e quatro outras posições sintáticas na mesma oração a serem ocupadas por complementos seus para que a oração tenha sentido completo. ...
  • Predicado nominal. ...
  • Predicado verbo-nominal.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado.

Elemento importante da oração, o predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito. Quando identificamos o sujeito, fazendo uma pergunta para o verbo da oração, identificamos também o seu predicado. Nele sempre haverá um verbo ou uma locução verbal.

O predicado é a parte da oração que faz referência ao que acontece ao sujeito, ou seja, tudo aquilo que não faz parte do sujeito é considerado predicado. É obrigatoriamente composto por um verbo ou locução verbal. Exemplos de predicado: Mariana e Pedro foram ao cinema.

Dolores chegou cansada. Fernando chegou ofegante à aula. Os alunos saíram do teatro encantados. Predicado verbo-nominal: saíram do teatro encantados.

O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.

Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. O predicado é o único termo indispensável em uma oração, pois há casos em que oração não possui sujeito e outros em que o sujeito é indeterminado.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, expresso ou oculto, indeterminado, e agente, paciente ou agente e paciente.

Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado). Rio de Janeiro (sujeito) é uma cidade de contrastes (predicado). As aulas (sujeito) começaram em fevereiro (predicado). Podemos observar que nome + verbo equivale – enquanto estrutura sintática – ao binômio sujeito + predicado.