O que é preciso para começar a vender pastel?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para quem pretende começar um negócio com pastel para vender, é essencial fazer o planejamento e tomar a decisão de qual estilo de negócios seguir, podendo ser uma pastelaria tradicional como atendimento e consumo local, barraca de rua, ou um estabelecimento apenas com sistema de retirada e delivery.

De acordo com o Sebrae, o investimento inicial para quem vai abrir uma pastelaria é de cerca de R$30 mil.

Para começar a trabalhar com o seu pastel para vender, não é necessário investir muito dinheiro para abrir uma loja física ou uma barraca de pastel. Você também pode vender esse produto por delivery ou até mesmo trabalhar com a venda de pastel para festas e eventos.

Geralmente, esse valor fica entre 60 a 100% do faturamento total e pode variar de acordo com fatores como localização, volume de vendas, custos fixos e variáveis.

A questão depende muito do movimento da feira, mas, geralmente é possível vender até 100 pastéis por dia na feira.

Outra vantagem do pastel é a quantidade de sabores que ele pode ser recheado, ou seja, sua possibilidade de variedades. A massa de pastel combina com muitos temperos, carnes, frutos do mar, queijos… Sendo, então, um alimento propício para se apostar na diversidade de sabores.

É difícil a gente afirmar qual o lucro de uma pastelaria, pois não há modelo de pastelaria pronto, mas estima-se que o lucro possa ser de a partir de R$ 3.500. Tudo isso depende da sua margem de lucro, dos custos, da escolha do ponto, dos resultados das suas estratégias de divulgação e muitos outros fatores.

Dica da Saipos: muitos empreendedores se questionam sobre quantos pastéis dá para fazer com 1 kg de massa. Considerando um pastel tradicional, de 12cm, é possível fazer cerca de 60 unidades. Caso você opte pela venda de mini pastéis, de 4 a 6 cm, esse número pode chegar a 120 unidades.

É possível experimentar quase tudo nas ruas de São Paulo. Mas, sem regulamentação oficial, só pastel, caldo de cana e cachorro-quente podem ser vendidos livremente. E, mesmo assim, em barracas e carrinhos cadastrados.

Qual o tamanho do pastel para vender? O tamanho mais comum encontrado no mercado, fica entre 10 e 13 cm. No entanto, o pastel de feira, oferecido por alguns estabelecimentos, possui cerca de 20 a 22cm.