O que é preciso fazer para matar a bactéria da carne de porco?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para que sua carne suína ganhe um toque especial, na hora do preparo pingue algumas gotas de suco de limão sobre ela. Essa atitude além de ajudar a eliminar as bactérias da carne ainda traz sabor ao prato deixando ela mais suculenta. O grande segredo para uma carne suína saborosa e saudável e cozinhá-la.

COMO EVITAR A DOENÇA:

  1. Só compre carne proveniente de matadouros inspecionados pelo Ministério da Agricultura (com selo de inspeção).
  2. Não ingira carne crua ou mal passada.
  3. Não compre carne de abatedouros clandestinos.

Cor. A carne de porco tem uma coloração rosada, a de boi tem uma cor avermelhada, já a de frango e a de peixe são brancas. Caso veja qualquer cor diferente dessas, não consuma. Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada.

Porém, como nada é perfeito, há um detalhe que você precisa ficar atento: carnes de porco precisam ser bem cozidas antes de consumidas. Cozinhar é o verbo essencial quando se utiliza carne suína, pois é esse simples processo que irá eliminar possíveis vermes ou toxinas presentes.

A carne pode ser deixada neste tempero por até 3 dias na geladeira. Parece muito ingrediente, mas acreditem, fica muito bom!!! – 1 colher (sopa) de vinagre (qualquer um) ou suco de limão. Misture tudo e envolva a carne, deixe marinar por pelo menos 2 horas antes de preparar a carne.

A carne de porco não é muito usada em pratos da dieta da carne crua, no entanto, existem pessoas que optam por comer esse alimento mal passado ou praticamente sem nenhum cozimento. A carne de porco crua pode conter bactérias como a salmonella, E. Coli e listeria (causadora da listeriose).

carne suína

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Você deve estar com uma infeção gastrointestinal possivelmente associada ao alimento ingerido. Procure um Gastroenterologista para investigação e tratamento adequados.

Nem a suína, nem as outras. Nutricionistas afirmam que lavar uma porção de carne retira boa parte dos nutrientes que são solúveis em água. Ou seja, quando esfregamos a carne, boa parte do que ela tem de importante vai embora pelo ralo.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

Nunca se deve lavar com água quente. Lavar a carne não mata bactérias do corte, é o calor, a temperatura do próprio preparo, que mata, seja no corte de suíno, bovino quanto nas peças de aves.

1 - Lavar a carne
No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

As razões para lavar a carne com vinagre são várias: Atua como amaciante da carne, resultando em um produto final mais macio. O vinagre é eficiente na remoção de impurezas diversas em pouco tempo. Esse método é efetivo contra a proliferação de bactérias na superfície da carne.

Sal ou bicarbonato de sódio
Os sais quebram as proteínas da carne; caso o sal kosher, marinho ou o bicarbonato de sódio sejam utilizados uma hora antes do cozimento, a suculência da carne será conservada, melhorando sua textura.

A acidez do limão, além de realçar o sabor da carne suína, contribui na eliminação de microrganismos que eventualmente possam estar presentes. Para utilizá-lo como tempero, a dica é preparar uma marinada.

O bicarbonato de sódio possui propriedades que desintegram as estruturas fibrosas da carne, deixando-as muito mais macias. Outra vantagem de usar o ingrediente para essa finalidade é que ele retém a umidade da peça, evitando que a carne fique seca depois do cozimento.