O que é polissemia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido.

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.

Na polissemia uma palavra apresenta vários sentidos
Já a metáfora é uma das figuras de linguagem e cria sentidos figurados através de comparações. Ela é utilizada para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é colocada em uma frase, faz com que esta fique mais expressiva para os que leem ou ouvem.

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

A leitura polissêmica é definida pela “atribuição de múltiplos sentidos ao texto” (ORLANDI, 2003, p. 200).

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.

Sinônimo de polissêmica
2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

A maior palavra da língua portuguesa é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Com 46 letras, é a maior palavra dicionarizada da língua portuguesa. Refere-se a alguém ou a alguma coisa relacionada com uma doença aguda dos pulmões, que ocorre devido à inalação de cinzas vulcânicas.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que se olhando por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.

Polissemia é um fato linguístico em que uma palavra que pode ter vários significados. Por exemplo, a palavra mangueira significa árvore da manga e tubo de borracha que usamos para jogar água. Quando falamos a palavra mangueira, sabemos qual o seu significado de acordo com o contexto em que ela está sendo usada.

A paronímia é um tópico da semântica que analisa quando duas palavras têm estrutura parecida, mas significados diferentes, isto é, são escritas e/ou faladas de maneira muito semelhante, mas não têm relação próxima de significado.

Entende-se por polissemia: a) conjunto de significados, cada um unitário, relacionados com uma mesma forma, ou seja, a polissemia consiste em uma palavra que apresenta vários significados.

Homonímia palavras foneticamente iguais que possuem sentidos diferentes. Polissemia uma palavra pode apresentar mais de um significado como nos indicam os dicionários de tal modo que somente o contexto determina seu significado. 6.

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos.