O que é poesia?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo comum de falar, quer dizer duas coisas.

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

A poesia permite uma multiplicidade de sentidos ao utilizar-se de figuras de linguagem como metáfora, ironia e paradoxo, por exemplo. Ela pode expressar ideias, pensamentos e emoções, além de provocar reflexão. O conteúdo poético está cercado de mistério, já que não é claro, mas sugestivo e conotativo.

Podemos chamar de poesia a emoção e o aspecto imaterial transmitido por um texto ou obra. Dessa forma, é possível encontrar poesia em canções, narrativas, filmes, pinturas e, é claro, poemas. Já o poema corresponde a um tipo textual estruturado e organizado em versos e estrofes.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

Tipos de poema

  • Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;
  • Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;
  • Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

É a arte de escrever em versos. Com a poesia expressamos nossas emoções e sentimentos, como amor, amizade, saudade, e também nossos pensamentos. Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

História. A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).

A poesia normalmente é feita em versos, tem rima e repetição e se preocupa com a estética. Apesar disso, podemos dizer que ela é a forma literária da arte, o que é bonito de se ler ou ouvir. Assim, ela é viva e nem mesmo depende da escrita para ser transmitida.