O que é plágio no mundo digital?
Plágio é o nome dado para o ato de copiar e publicar o conteúdo de outra pessoa sem a permissão prévia dela. Além disso, esta publicação não autorizada é particularmente problemática porque ela não fornece os devidos créditos do autor do conteúdo, mesmo que a cópia tenha sido apenas de maneira parcial.
O que é plágio nas redes sociais
Segundo essa legislação, é considerada plágio a reprodução em todo ou em parte de produto intelectual de autoria de terceiros, levando a audiência a acreditar que é uma produção própria, estando aquele que comete plágio sujeito a sanções (detenção ou multa), conforme previsto no Código Penal brasileiro.
O que pode ser considerado como plágio
Assim, ocorre plágio nas obras acadêmicas quando alguém apresenta ou assina como seu, em todo ou em parte, texto, representação gráfica, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de outra pessoa, sem o devido crédito, mesmo que involuntariamente.
Quais são os 7 tipos de plágio
Tipos de plágio
- 1 – Plágio Integral. ...
- 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
- 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
- 4 – Mosaico de plágios. ...
- 5 – Autoplágio. ...
- 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
- 7 – Fontes inexistentes.
Quais os 3 tipos de plágio
Conheça cinco tipos de plágio e evite cometê-los na hora de produzir o seu trabalho acadêmico:
- 1 – Plágio Consentido. ...
- 2 – Plágio de Fontes. ...
- 3 – Plágio Direto. ...
- 4 – Plágio Indireto. ...
- 5 – Autoplágio.
O que é considerado plágio no Instagram
Segundo o que consta no Art. 184 do Código Penal, o plágio é crime de Violação aos Direitos Autorais e pode ser considerado de três formas, segundo a PUC-Rio: Integral: quando se copia um trabalho inteiro sem citar a fonte. Parcial: quando você “cola” trechos de um ou mais autores, sem menção às obras.
Porque plágio é crime
Além de ser antiético, o plágio é qualificado como crime de violação de direito autoral no Brasil. Isso porque o conhecimento publicado em forma de livro, filme, ensaio acadêmico, site, etc, é protegido pela Lei 9.610, de 1998, que regula os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos.
O que é plágio e como evitar
O plágio ocorre quando uma pessoa faz uso do conteúdo intelectual de outro indivíduo sem citar a fonte. Portanto, toda vez que alguém copia um texto, é plágio, pois está se apropriando de um bem intelectual alheio.
O que fazer para não cometer plágio
Como evitar o plágio acadêmico? Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.
O que não é considerado plágio
Não são plágios:
5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.