Como saber se seu trabalho foi citado?

Perguntado por: vevangelista4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

1) Acesse o Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/); 2) Digite o nome completo do pesquisador (tópico 1) e clique em pesquisar (tópico 2); 3) Abrirá uma página com a relação dos trabalhos publicados.

Ferramentas para Análise de Citações

  • Scopus.
  • Web of Science.
  • InCites.
  • Google Académico.
  • Publish or Perish.
  1. 1) Desconfie de autores-clichê Apesar da dificuldade em aferir a veracidade das frases, algumas dicas podem ajudar: sempre desconfie de autores-clichê, principalmente dos queridinhos da internet –de Mandela a Jack Kerouac. ...
  2. 2) Consulte as obras originais. ...
  3. 3) Recorra a sites especializados.

As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; b) citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado; c) citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.

Citação é o ato de referir-se a algum texto. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um determinado autor, que deve sempre ser identificado. Quando não se conhece a autoria, é normalmente inserida na citação a expressão "autor desconhecido".

As citações podem aparecer no texto ou em nota de rodapé. Para a indicação dos documentos citados no texto, deve-se adotar o sistema autor-data ou o sistema numérico.

Uma maneira de garantir a qualidade de suas citações é buscar por teses cientificas aprovadas por universidades. Como, por exemplo, a USP e o CAPES disponibilizam suas teses online, e bibliotecas de universidades dispõem de cópias físicas. Da mesma maneira, é possível buscar por livros de autores renomados na área.

Quando o devedor não é encontrada para citação, não é necessário que o credor tenha esgotado todos os meios de localizá-lo para que possa promover o arresto executivo online, que consiste na apreensão judicial dos bens do devedor.

I - quando desconhecido ou incerto o citando; II - quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando; III - nos casos expressos em lei. § 1º Considera-se inacessível, para efeito de citação por edital, o país que recusar o cumprimento de carta rogatória.

Tipos de plágio

  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

A referência às obras consultadas no corpo do texto do trabalho designa-se por citação e a referência a essas mesmas obras no final do trabalho designa-se por bibliografia ou referências bibliográficas.

Quando usamos a citação direta curta, devemos referencia-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraído. Tudo separado por vírgulas.

Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.

“A citação é o ato que se dá a notícia ao demandado sobre a existência do processo. Ela convoca o réu ou o executado a integrar o processo”, explica Jaudy.

As citações são referências às informações extraídas de livros, filmes, periódicos, sites e outras fontes. Elas servem para esclarecer ou sustentar o assunto do texto.

Indireta: ao contrário da que foi citada acima, a citação indireta não precisa estar escrita fielmente ao que o autor expôs em sua obra. Esse tipo de citação é escrito nas palavras de quem a está utilizando e não faz uso de aspas, mas precisa estar acompanhada dos créditos ao autor.