Como analisar o resultado do Plagius?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Um exemplo comum são as citações: quanto maior o número de citações, maior será o percentual de suspeita de plágio, independente se as citações estiverem devidamente referenciadas. Portanto, quando há citações, o percentual de suspeitas irá destoar da realidade.

A melhor forma de encontrar plágio é revisar manualmente o documento analisado, e verificar se existem trechos de texto com muitas frases destacadas (cores azul até vermelho), nesses casos é muito provável que esse parágrafo tenha sido copiado.

O Plagius analisa documentos de diversos formatos (Word, PDF, OpenOffice, Html, RTF, Texto plano...) e exibe relatórios detalhados, informando as referências encontradas, a frequência das ocorrências na Internet e o percentual de suspeitas de plágio.

Baixe a versão correspondente a licença que você adquiriu: Personal ou Professional: Ao clicar em Download em qualquer uma das versões, você deve clicar diretamente em “Abrir/Run”. Essa mensagem pode mudar conforme a versão do seu sistema operacional. Após a instalação o Plagius estará pronto para ser executado.

O limite de 3% contido no CopySpider para indicação de possível existência de cópias indevidas (plágio) entre documentos está apoiada em pesquisas internacionais sobre os temas anti plagiarism (anti plágio) e document similarity (semelhança de documentos).

O plagiarism-detect.com também é um serviço online gratuito para detectar plágios em documentos, textos ou websites. Nesta ferramenta é possível digitar (ou colar) o texto a ser verificado no campo de pesquisa, assim como no plagium.com, ou então fazer o upload de um arquivo para ser analisado.

Se uma pessoa quer utilizar um trecho de outro autor em sua pesquisa, ela deve citar de algum modo o nome do autor e a data de publicação. O mais indicado é que se faça a referência completa da obra, sempre dentro das regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Quando o navegador acessa o CopySpider Scholar, o acesso ao relatório é feito sem pedir login e senha, pois é utilizada uma "chave de acesso" temporária associada ao endereço de e-mail preenchido na interface do aplicativo CopySpider. Essa chave compõe o link de acesso ao relatório.

De posse dos web links, o CopySpider aplica um filtro de seleção dos mais relevantes, identificando nos resultados quais são os documentos que possuem a maior chance de serem semelhantes ao documento de entrada. Para cada documento candidato, o CopySpider tenta realizar o download do mesmo.

Detector de Plágios

  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. URL: http://www.plagius.com/s/br/default.aspx. ...
  5. Ephorus. URL: https://www.ephorus.com/pt/home. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

Um trabalho só pode ser recusado depois de uma análise de suas semelhanças, análise esta que demonstre que existem trechos plagiados ou que não respeitam as normas de citações. Ou seja, não existe o tal limite de "3% de plágio". Para entender melhor o limite de semelhança utilizado pelo CopySpider, veja esse FAQ.

Programas anti-plágio: Conheça os 7 melhores do mercado

  • Plagius. ...
  • Farejador de plágio. ...
  • Copy Spider. ...
  • iThenticate. ...
  • Ephorus. ...
  • Viper. ...
  • eTBLAST.

Tipos de plágio

  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

Não exponha as ideias de um mesmo autor em parágrafos seguidos. O ideal é você usar os parágrafos do TCC para analisar as informações e relacioná-las. Ao escrever o texto acadêmico, coloque os autores para conversar entre si. Depois, tire suas conclusões com base nas referências usadas.