O que é placebo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Um placebo substância inócua e/ou tratamento inerte, cuja ação teoricamente não deveria produzir qualquer reação, mas quando associada a fatores psicológicos, acaba produzindo efeitos de melhoria clínica em alguns indivíduos, por consequência da crença do paciente de que o tratamento aplicado a ele será eficaz.

Um placebo é elaborado para ter a aparência exata de um medicamento real, porém é composto por substâncias químicas inativas, como amido e açúcar. Atualmente, os placebos são utilizados apenas em estudos de pesquisa (consulte A ciência da medicina.

Placebos são substâncias inativas ou intervenções, utilizadas com maior frequência em estudos controlados para a comparação com fármacos potencialmente ativos.

Efeito placebo é uma possível melhora nos sintomas que alguns pacientes podem apresentar ao utilizarem o placebo, um tipo de tratamento criado para parecer com um medicamento real, porém é composto por substâncias químicas inativas, como amido e açúcar.

Os compostos químicos que atuam de forma benéfica no organismo são chamados de fármacos ou medicamentos. Já os que atuam de forma maléfica no organismo são chamados de drogas.

Associe o medicamento a uma sensação, para o caso de precisar reduzir a dose: Por exemplo, peça que o paciente tome um suco de determinado sabor sempre que usar o medicamento; dessa forma, na ocasião da redução desse medicamento, o condicionamento do sabor pode potencializar seu efeito positivo, mesmo com a dose ...

Se a sua cartela tem 28 comprimidos, geralmente os 4 últimos comprimidos são de placebo (ou seja, não tem hormônio), e normalmente você menstrua quando está nesta parte da cartela. A finalidade deste tipo de composição é evitar o esquecimento durante a pausa.

Segundo COLEMAN5 , o efeito placebo foi registrado pela primeira vez em 1946 por um médico chamado Vellinek, o qual descobriu que de 199 pacientes que se queixavam de cefaléia, 120 obtiveram alivio tomando comprimido que não continha ingrediente ativo.

“A ideia de placebo e nocebo são muito parecidas, só que o usamos o termo placebo quando a pessoa acredita que está tendo os benefícios, e nocebo quando ela acha que está tendo os efeitos adversos”, aponta.

Feito geralmente com uma mistura de água, açúcar e amido, o comprimido é usado para criar uma ilusão no paciente: sem saber se recebeu o remédio ou não, algumas pessoas podem perceber melhora em sintomas como dor ou náusea, mas a ciência considera que a mudança é psicológica.

Um ensaio controlado por placebo é aquele em que um novo medicamento é testado contra um placebo – um medicamento que não contém ingredientes ativos. Em ensaios controlados com placebo, as pessoas são designadas para um grupo (braço de tratamento) que recebe o medicamento ou um grupo que recebe o placebo.