O que é pedra na vesícula?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 19 votos

A colelitíse ou colecistolitíase consiste na presença de pedras ou cálculos na vesícula sendo uma patologia muito frequente em nossa população. Os cálculos costumam se formar de forma lenta e aumentam progressivamente de tamanho e número com o passar dos anos.

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são: – dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras; – vida sedentária, com elevação do LDL (mau colesterol) e diminuição do HDL (bom colesterol);

Os principais sinais e sintomas são:

  • Dor súbita e intensa na parte superior direita do abdômen, geralmente após refeições;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Cólicas;
  • Dores pontuais nas costas;
  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Febre.

Sem tratamento, as pedras podem causar inflamações e infecções na própria vesícula e nos dutos biliares, além de comprometer seriamente o pâncreas e levar a uma infecção generalizada, com alto risco de morte. Por isso, ao apresentar sintomas de pedra na vesícula, é essencial buscar ajuda com um médico especialista.

Biscoitos e bolachas amanteigados, massa folhada, torta de massa como empada, empadão, quiches. Banha animal, bacon, toucinho, torresmo. Carnes gordas, pele de carne de aves, peixes gordos (sardinha, atum, cavala, salmão), enchidos de porco (mortadela, copa, salame, presunto) e embutidos (linguiças e salsichas).

Pedras na vesícula não "saem" e o tratamento mais indicado é a cirurgia.

Como é feito o tratamento da Pedra na vesícula? A cirurgia é normalmente indicada para os cálculos biliares. O método cirúrgico mais indicado é a laparoscopia, para retirada total da vesícula, chamada colecistectomia. Essa cirurgia é indicada pois é menos invasiva, o que permite uma recuperação mais rápida.

Quando os cálculos saem da vesícula, podem deixar a pele amarela (coledocolitíase) e inflamar o pâncreas (pancreatite). Todas essas situações são urgências.

Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

O tratamento com uso de remédios é feito quando as pedras da vesícula são de colesterol, pois os medicamentos como Ursodiol agem dissolvendo essas pedras.

Sintomas de vesícula inflamada
Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes. Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)

A retirada da vesícula biliar costuma ser recomendada em casos de tumores, pólipos, doenças da vesícula biliar e quando o órgão fica obstruído pela formação de cálculos biliares, as famosas “pedras na vesícula”.