O que é PCR?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Reação em cadeia da polimerase - RCP em inglês polymerase chain reaction - PCR é uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA.

O que é o exame de PCR? A técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase) é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA. Ou seja, com essa metodologia é possível produzir uma quantidade enorme de cópias de pequenas porções do DNA que se deseja estudar.

Assim, dosar a proteína c-reativa no COVID é importante. Dessa forma, valores acima de 10 a 20mg/dL são comuns na fase inflamatória da doença.

Na maioria das vezes, o que leva ao aumento exagerado da PCR é uma infecção bacteriana. Porém, ela também aumenta quando há um evento capaz de desencadear uma reação inflamatória no organismo — mesmo sem ter origem infecciosa. É o que ocorre em casos de: acidente vascular cerebral (AVC);

“Esse marcador é muito sensível e aumenta na presença de processos inflamatórios, infecções agudas – principalmente aquelas causadas por bactérias –, e outras condições médicas crônicas, como doenças reumáticas, por exemplo”, explica.

Reagente (Positivo): O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere infecção pelo coronavírus. É necessário adotar medidas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas.

Como mencionado, além do exame da PCR, o médico deve avaliar em conjunto os outros exames solicitados. Dessa forma ele irá destinar cada pessoa ao seu tratamento específico. Casos profundos onde a PCR está acima de 200 mg/L e realmente há infecção, é necessário um tratamento ativo com internação e medicação na veia.

Tomar drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINEs como aspirina, ibuprofeno e naproxeno) ou estatinas pode reduzir os níveis de PCR no sangue. Tanto as drogas anti-inflamatórias quanto as estatinas podem ajudar a reduzir a inflamação, diminuindo, assim, a PCR.

PCR alto pode ser câncer? Sim, um nível alto de PCR pode ser sinal de câncer, especialmente linfoma. Contudo, nem todo tipo de câncer provoca um aumento dos valores de PCR, por isso o exame não é usado para diagnosticar a doença.

– Pessoas com PCR persistentemente entre de 0,1 mg/dL (1 mg/L) e 0,3 mg/dL (3 mg/L) possuem um risco moderado de desenvolver doenças cardiovasculares. – Pessoas com PCR persistentemente acima de 0,3 mg/dL (3 mg/L) possuem um risco elevado de desenvolver doenças cardiovasculares.