O que é patológica?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Patologia é um ramo da biologia e medicina primariamente dedicado à análise e estudo de órgãos, tecidos e fluidos corporais, com a finalidade de fazer um diagnóstico das doenças.

Baseados em aspectos funcionais o fenômeno é considerado patológico quando produz sofrimento para o individuo e/ou para o seu grupo social.

A palavra "patologia" significa literalmente "estudo da doença" e tem origem no grego, onde Pathos = doença e Logos = estudo. No entanto, "patologia" também é usada como sinônimo de doença.

PROCESSO PATOLÓGICO: É o conjunto de alterações morfológicas, moleculares, e ou funcionais que surgem nos tecidos após as agressões. Entende- se que o processo patológico é compreendido de eventos que culminem em alterações da Homeostasia.

O diagnóstico anatomopatológico consiste na avaliação de alterações macroscópicas e microscópicas de tecidos e células, visando prevenir doenças, confirmar diagnóstico clínico e auxiliar no tratamento.

9 sinônimos de patologia para 1 sentido da palavra patologia: Qualquer desvio relativamente à normalidade: 1 doença, anomalia, alteração, distúrbio, disfunção, afecção, mal, problema, mazela.

O normal é o que se observa com mais frequência. –Critério falho, pois nem tudo que é frequente é normal. Normalidade funcional: –Considera-se patológico o fenômeno que é disfuncional, produzindo sofrimento ao próprio sujeito ou a seu grupo social.

A Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde. Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente. Etimologicamente, o termo "patologia" origina-se do grego ("pathos" = sofrimento, doença; "logia" = estudo).

A Patologia consiste no estudo das alterações causadas no corpo por uma doença. O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo.

A patologia clínica é uma área especializada da medicina laboratorial que interpreta testes laboratoriais por meio técnicas químicas, físicas, físico-químicas, biológicas e morfológicas aplicadas nos pacientes.