O que é parasita?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Parasitismo é uma relação de alto grau de proximidade entre dois seres vivos, na qual um organismo vive dentro de ou sobre outro, com o parasita tendo um metabolismo dependente de e podendo causar dano no hospedeiro.

O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica.

São abrangidos nesta categoria malefícios que vão desde os causados por vírus até os ocasionados por vermes. São parasitoses as protozoonoses, bacterioses, verminoses e viroses. As parasitoses humanas são aquelas resultantes do parasitismo exercido por outra espécie no ser humano.

Existem 3 tipos de parasitas:

  • Organismos unicelulares (protozoários, microsporídios)
  • Helmintos multicelulares (vermes)
  • Ectoparasitas como o da sarna e o piolho.

As parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes” (protozoários e helmintos) que atingem o intestino delgado ou grosso¹. Esta doença é considerada um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.

O mais importante é aprender que a maioria das parasitoses é transmitida pela alimentação ou pela água e pelo contato direto com os pés no chão. O germe entra pela boca ou pela pele até chegar no intestino onde ele vai crescer e se alimentar.

Assim sendo, a pessoa parasita é aquela que absorve muito mais dos outros e do mundo do que dá aos outros e ao mundo. É aquele que pensa muito em si e não se preocupa com as pessoas ao seu redor que podem estar em uma situação difícil.

O áscaris fica no intestino, mas também pode passar pelo pulmão. Em casos considerados mais graves, pode ocorrer a saída dos vermes pela boca ou pelo nariz. Nos casos graves o portador também pode ter o intestino obstruído, e o médico pode solicitar a retirada da lombriga através de procedimento cirúrgico.

Tratamento: mebendazol e albendazol são as drogas de escolha, mas outras medicações foram testadas com sucesso, incluindo o pamoato de pirantel. Em casos de obstrução intestinal, a piperazina deve ser utilizada. Uma dose única de albendazol 400 mg tem eficácia de quase 100%.

A migração das larvas através do pulmão determina processos inflamatórios com sintomas de irritação brônquica. Já os vermes adultos, localizados no intestino, produzem cólicas abdominais, náuseas e irritação do sistema nervoso. Ingestão de água ou alimento contaminados com os ovos do parasita.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.