O que é overdose?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O que é overdose? Overdose é o termo médico utilizado para designar as alterações que acontecem no organismo quando ele é exposto a uma quantidade excessiva de drogas, medicamentos e outras substâncias.

Algumas sequelas que podem ocorrer após uma overdose são alterações motoras, que incluem falta de coordenação ou fraqueza, alterações cognitivas, como distúrbio de memória e atenção. Além disso, também pode deixar a pessoa epilética e aumentar um quadro de depressão, que pode ter consequências serias, como suicídio.

Naloxona, conhecida pelo nome comercial Narcan, é uma substância de efeito rápido que anula os efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio. De acordo com a Sociedade Americana de Neurociência (Society for Neuroscience), a naloxona tem sido usada há décadas para prevenir a morte por overdose de drogas.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

Nesse caso, os seus principais sintomas são aumento da temperatura corporal, frequência cardíaca elevada, agitação, dilatação das pupilas, dores no peito, convulsões, ansiedade e aumento do estado de alerta.

– Vômitos: Um dos principais sintomas imediatos do uso do óxi (e do crack) são vômitos, náuseas e diarreia. É a resposta do organismo pela presença maior de elementos tóxicos.

Quando uma overdose ocorre, ela pode causar sintomas aparentes. Porém, as mais agressivas são capazes de provocar a falência dos órgãos vitais — como coração e pulmão —, sendo o principal motivo de mortes entre dependentes químicos.

3 dicas para sobreviver à overdose de dicas :-)

  1. 1 | Época e localização são as informações-chave. ...
  2. 2 | Para ir além do óbvio você precisa ficar além do tempo regulamentar. ...
  3. 3 | Nada é mais inesquecível do que algo que você não esperava encontrar.

A superdosagem de 2 gramas a 3 gramas da substância, o equivalente ao consumo de mais de 50 comprimidos de uma vez, pode levar ao delírio, coma e até ao óbito.

Para se obter resultados, sugerimos a lavagem frequente da cavidade nasal com soro fisiológico, ingestão generosa de água para ajudar a diluir o muco e uso de umidificadores ou nebulizadores para evitar que o ar respirado fique ressecado. Banhos quentes demorados são uma opção para quem não tem um nebulizador em casa.

Quanto tempo as drogas ficam no sangue? O exame toxicológico de sangue é feito para identificar drogas que foram usadas há pouco tempo. Com ele, é possível analisar esse uso de 3 horas a 48 horas, salvo exceção da maconha, que pode ser detectada pelo período de 14 dias.

Drogas depressoras da atividade mental são aquelas que produzem sonolência, diminuição da ansiedade, sensação de relaxamento, diminuição da velocidade do pensamento e prejuízos da coordenação motora. As drogas depressoras são: álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, opiáceos e inalantes.

Éter e clorofórmio são muito potentes, são depressores do sistema nervoso central. [A pessoa] vai ficar lenta, com a visão turva e pode gerar o desmaio", afirma.

Entre as principais, estão os chamados opioides, que inclui, além da heroína, analgésicos como oxicodona, morfina, metadona e fentanila.

A cocaína em pó (ou "farinha") é, em geral, utilizada por via intranasal, ou seja, por aspiração nasal, ou ainda por via intravenosa, quando dissolvida na água. Não é muito comum, mas também pode ser usada oralmente. É possível, também, fumar (via pulmonar) a cocaína, mas não na forma de pó e sim de pedra, o crack.