O que é oração?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importa se tal oração tenha sentido ou não sozinha.

Orações são frases contendo, ao menos, um verbo. Costumam se organizar em sujeito e predicado, mas algumas não apresentam sujeito. Podem ser coordenadas ou subordinadas. Na língua portuguesa, as orações são frases contendo, pelo menos, um verbo, apresentando geralmente um sujeito e um predicado.

Primeiramente devemos entender profundamente o significado dessa tão conhecida e amável palavra Oração, segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida (1999, p. 120) ORAÇÃO é: Uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou de pensamento, em particular ou em público.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Conversa, pedido, agradecimento, manifestação de fé, ato de louvor ou adoração diante do que é transcendente ou divino. A oração é um ato humano de encontro ao sagrado. “Se eu quiser falar com Deus.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

Resumindo, qual a diferença entre frase, oração e período? Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.

6 orações contidas na Bíblia

  • #1 Josué: convicção e fé
  • #2 Ana: sinceridade e fidelidade.
  • #3 Davi: arrependimento e humildade.
  • #4 A oração que Jesus nos ensinou.
  • #5 A oração de Jesus por nós.
  • #6 Estevão: um clamor pelos outros.

Mateus 6.5-8. Oração. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Sempre que quiser ou precisar falar com Deus, esse é o momento em que você deve orar. Qualquer lugar em que você precise sentir a influência de Seu amor, é onde você deve orar. Não é preciso esperar pelo momento ou lugar perfeito (ou que você esteja perfeito).

Os tipos de oração

  1. Adoração. É aquele tipo de oração em que simplesmente adoramos a Deus. ...
  2. Ação de graças. É aquele tipo de oração em que nos dedicamos a agradecer a Deus por todas as suas bênçãos derramadas sobre nossas vidas; tanto fisicamente quanto espiritualmente. ...
  3. Confissão de pecado. ...
  4. Petição e súplica. ...
  5. Intercessão.

O Poder da oração em tempos difíceis, usufruindo das ferramentas contidas na palavra de Deus, nas quais nos faz ir além, atravessando impossível e vivendo sobre natural de Deus.