O que é ópio?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O ópio, do latim opium, e este, por sua vez, do grego ὄπιον, transl. ópion, historicamente conhecido como anfião no comércio oitocentista português com a China, é uma mistura de alcaloides extraídos de uma espécie de papoila, de ação analgésica, narcótica e hipnótica.

O ópio, produto natural da papoila Papaver Somniferum, pertence à categoria dos opiáceos, a qual é também composta pela morfina, codeína e heroína. É obtido através da realização de uma incisão na cápsula da papoila, de onde sai um líquido de aspecto leitoso que solidifica com facilidade, tornando-se acastanhado.

É um líquido leitoso que escorre de uma planta quando nela fazemos um corte. Esta planta chama-se Papaver somniferum, popularmente conhecida como papoula do oriente. No ópio existem muitas substâncias que dele podem ser extraídas, como a morfina e a codeína.

O uso do ópio mascado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, uma vez que é efetivamente um veneno estupefaciente. A medicina o utiliza, assim como os alcaloides que ele contém (morfina e papaverina), como sonífero analgésico.

O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente uma droga destruidora do organismo.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

Com permissão estadual, vale até comercializar a droga. Além da maconha, que é uma das poucas drogas permitidas nos demais países do globo, Bangladesh permite o uso de ópio – um suco espesso extraído dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas, utilizado como narcótico.

A droga K9 pode causar danos irreversíveis ao cérebro e pode ser fatal desde o primeiro uso. Sua composição é extremamente perigosa, com alto risco de overdose e parada cardíaca. Além disso, seu grau de dependência pode variar de pessoa para pessoa, assim como as substâncias incluídas na droga.

O ópio é uma denominação de origem grega que significa suco. Daí deriva a denominação hebraica ophion que aparece no Talmude 9. Na Bíblia, segundo alguns estudiosos do assunto, há referências ao ópio com a denominação de rôsh 9.

A maconha (palavra de origem angolana) é uma das drogas extraídas de plantas mais antigas, os registros mais remotos datam de 2723 a.C., quando foi mencionada na Farmacopéia chinesa.

O ópio é uma droga, e, no começo do século XIX, era muito consumido pelos chineses, pois causa dependência. Para restabelecer a ordem social, os chineses proibiram o comércio lucrativo da droga e os britânicos reagiram de forma violenta.

Utilizada milenarmente no Egito, Pérsia e Índia, a planta é natural do Oriente e não tem produção no Brasil. Portanto, a única maneira de a semente ser utilizada no país é por meio de importação.

No dia 18 de março de 1839, o imperador da China proíbe a importação de ópio de organizações estrangeiras e anuncia pena de morte aos infratores.

Alguns estudos já vêm apontando esse risco. Em 2019, uma pesquisa sobre drogas da Fiocruz mostrou que 4,4 milhões de brasileiros já fizeram uso ilegal (sem prescrição médica) de algum opiáceo —ou 2,9% da população. O número é três vezes superior ao uso de crack, experimentado por 0,9% da população ao longo da vida.

Nicotina

1. Nicotina. Presente na composição do cigarro, a nicotina causa graves prejuízos ao organismo e é considerada uma das drogas lícitas mais letais.

A estimativa dos especialistas é que a droga esteja custando U$ 150 (R$ 450) por 1g.