O que é objetos imateriais?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 5 votos

Os bens culturais imateriais são intangíveis, ou seja, não se pode pegar. Esses bens são o reflexo da cultura de um povo, bem como de seus hábitos, expressões e costumes, que são transmitidos de geração em geração.

Exemplos de Bens Imateriais

  • Danças.
  • Músicas.
  • Linguagem.
  • Culinária.
  • Rituais.
  • Festas.
  • Feiras.
  • Lendas.

Imaterial, do latim immateriālis, é um adjetivo que se refere àquilo que não é material. O imaterial, por conseguinte, pode associar-se ao espiritual, abstrato, imaginário ou ideal.

Cultura imaterial compreende tudo aquilo que faz parte de uma formação cultural, mas não existe fisicamente ou não existe enquanto uma realidade material presente o tempo todo, sendo “consumido” rapidamente.

Esse patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição. Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.

Atualmente, existem os seguintes bens imateriais brasileiros registrados no IPHAN: Oficio das Paneleiras de Goiabeiras, Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Modo de Fazer Viola-de-Cocho, Oficio das Baianas de Acarajé, Jongo no Sudeste, ...

Os valores imateriais, muitas vezes, podem superar o capital físico registrado. A crescente discrepância entre o valor de mercado e o valor nos livros é largamente atribuída pelos estudiosos a fatores diversos, dentre os quais se destaca o capital intelectual.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a diferença entre patrimônio material e imaterial está nos próprios elementos. Quando se trata de algo concreto, como prédios e artefatos, caracteriza-se como patrimônio material. No entanto, referindo-se a um hábito, ritual ou modo de vida, é um patrimônio imaterial.

Mas qual a diferença entre eles? Enquanto o patrimônio material faz referência aos bens materiais e tangíveis de um povo, como museus, bibliotecas, igrejas, monumentos arquitetônicos, dentre outros, o patrimônio imaterial é aquele considerado inatingível.

Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Os saberes da alimentação, da biodiversidade dos ingredientes às formas de produção e preparo, se configuram como bens imateriais e intangíveis da cultura dos povos, inclusive os brasileiros. Como tal, podem e devem ser registrados e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

É aquela que você não pode tocar, ex: música, um evento cultural...

São danças o samba, o batuque, o jongo, a mazurca, o fandango

Registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em dezembro de 2005 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Jongo da região Sudeste é também conhecido como Tambu, Tambor e Caxambu.