São fontes documentais?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Fonte documental é a origem de uma informação, especialmente para fins de investigação, quer seja em jornalismo, historiografia ou produção de literatura acadêmica em geral. Em determinados contextos, os termos autor e fonte são sinônimos.

Fontes históricas documentais, a exemplo de atas da câmara municipal, atos administrativos de governos, fotografias, periódicos (jornais, revistas e boletins) e documentos de origem oral, constituem-se como elementos metodológicos fundamentais para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o trabalho e a educação.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.

As fontes documentais ou fontes primárias referem-se a documentos, escritos ou não, tais como: documentos de arquivos públicos (jornais, documentos oficiais, dados estatísticos, dados históricos e material cartográfico, entre outros) documentos de arquivos privados (diários, memoriais, cartas, autobiografias e outros).

As fontes históricas escritas são todos os vestígios escritos que pessoas produziram em épocas passadas. Há algum tempo, as fontes histórias escritas compreendiam apenas os documentos oficiais. Isso significavam apenas os documentos que o Estado ou Governo emitiu.

Significado de Documentais
Documentais vem do verbo documentar. O mesmo que: instruís, fundamentais.

Os diferentes tipos de fontes e quando os usar

  • Fontes serifadas. Esses são os tipos de fontes mais antigos. ...
  • Fontes não serifadas. As fontes não serifadas dispensam os floreios de sua predecessora em troca de uma abordagem mais limpa e moderna. ...
  • Fontes serifadas egípcias. ...
  • Fontes caligráficas. ...
  • Fontes decorativas.

Em termos gerais, uma fonte é o princípio, a origem, o fundamento ou a causa de algo: “Os conflitos com o meu filho são a fonte das minhas preocupações”, “A equipa precisa de regressar à sua fonte para construir a base dos seus próximos triunfos”.

Fontes históricas são vestígios do passado criados ou modificados pelo ser humano. Elas são utilizadas pelo historiador como forma de investigar eventos históricos e seus desdobramentos no presente. Praticamente tudo pode ser uma fonte histórica.

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Recorrer às fontes documentais é o que garante a cientificidade da pesquisa, uma vez que elas legitimam o discurso historiográfico, oferecendo a ele o estatuto de saber científico, mesmo tendo em vista que o historiador possui liberdade para realizar o recorte que coloque-o no meio do caminho entre a história e a ...

As fontes compreendem todo e qualquer documento, dos mais diversos tipos, que detenha algum valor para a reconstituição do passado e dos modos de vida das várias culturas, povos e civilizações.

cartas livros jornais revistas contratos diplomas e cartazes documentos não escritos podem ser fotografias pinturas gravuras desenhos mapas eles culturas filmes objetos entre outros o registro oral como relatos.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Ela se posiciona sobre a pesquisa documental: “a documental caracteriza-se pela busca de informações em documentos que não receberam nenhum tratamento científico, como relatórios, reportagens de jornais, revistas, cartas, filmes, gravações, fotografias, entre outras matérias de divulgação” (p. 69).

Pesquisa Documental
A pesquisa documental difere-se da bibliográfica pela natureza das fontes. A base da pesquisa documental são os documentos. Podem ser, por exemplo, cartas, diários, ofícios, regulamentos, correspondências pessoais, etc.