Quais as principais fontes históricas do Brasil Colônia?
Pedaços de cerâmicas indígenas e portuguesas, moedas antigas, azulejos, utensílios domésticos, etc. - Relatos e desenhos feitos por estrangeiros que visitaram o Brasil no período colonial. - Pinturas de paisagens e cenas cotidianas feitas por artísticas da época.
Quais são as principais características do Brasil Colônia
A economia colonial
Além do açúcar, se destacou também a produção de tabaco e algodão. As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão de obra escrava e visando o comércio exterior.
Qual a função da fonte no Brasil colonial
Esse conceito começou a ser formado apenas no século passado, pois até o final do século XIX, na cidade de São Paulo, chafarizes e fontes significavam abastecimento de água, que também era retirada de rios e vendida " ao preço de 40 a 80 réis o barril de 20 litros " em pipas carregadas por carroças.
Qual foi a obra mais importante do Brasil Colônia
Implantação das capitanias hereditárias no Brasil Colônia.
Quantas e quais são as fontes históricas
A partir do século XX, novos documentos, como pinturas, roupas, relatos de viagens etc., passaram a ser considerados fontes históricas. Os historiadores entendem que existem dois tipos de fontes históricas: fontes diretas e fontes indiretas.
Quais são as 4 fases do Brasil Colônia
Portanto, seria mais preciso referirmo-nos ao processo da chegada dos portugueses como a invenção do Brasil, da qual se sucederam projetos diferentes.
- Período Pré-Cabralino (~ -1500)
- Período Pré-Colonial (1500-1530)
- Período Colonial (1530-1815)
- Período Imperial.
- Período Republicano.
Qual o tipo de cultura no Brasil Colônia
Os portugueses realizaram uma transplantação cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião marcada por festas e procissões. As instituições administrativas, o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa.
Qual foi a primeira fonte de riqueza do Brasil Colônia
açúcar
O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.
Qual foi a principal fonte econômica no Brasil colonial
A primeira atividade econômica desenvolvida no país foi, ainda no Brasil colônia, a extração e comercialização de paú-brasil, árvore utilizada para fabricação de móveis, extração de tinta, etc. Com o tempo, as atividade econômicas ampliaram e se complexificaram no país.
Quais são os exemplos de fontes históricas
Tipos de fontes históricas
- Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
- Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
- Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
- Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
O que aconteceu no Brasil Colônia
O que aconteceu no Brasil Colônia? O Brasil Colônia tem como marco inicial a primeira expedição colonizadora por todo o litoral brasileiro, realizada por Martim Afonso de Souza a pedido de D. João III. Ela foi criada para a instituição de estruturas coloniais, iniciando pelas capitanias hereditárias.