Como descobrir o complemento?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como identificar o complemento nominal na oração? O complemento nominal costuma vir após o termo complementado por ele. Além disso, o complemento nominal vem acompanhado de uma preposição, que faz a ponte entre o termo complementado e o próprio complemento.

Para calcular a medida do complemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 90º e a medida do ângulo agudo dado. Exemplo: Qual a medida do complemento de um ângulo de 75º? Logo, a medida do complemento do ângulo de 75º é 15º.

O que é o complemento nominal:
O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

O complemento nominal é o termo da oração que, sempre precedido por uma preposição (de, a, com, em, por,…), completa o sentido de um substantivo abstrato, de um adjetivo ou de um advérbio que, sozinhos, têm significado incompleto, necessitando do complemento nominal para completar o seu sentido.

Resposta: Os ângulos que medem 42º e 48º são complementares, pois 42º + 48º = 90º.

Complemento é a diferença entre o maior algarismo possível na base e cada algarismo do número. Através da representação em complemento a subtração entre dois números pode ser substituída pela sua soma em complemento. A representação de números positivos em complemento é idêntica à representação em sinal e magnitude.

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

Resumo sobre complemento nominal
Ele acompanha especificamente outros nomes no enunciado, como substantivos abstratos, adjetivos e advérbios. Complementa o sentido do nome que acompanha, sendo importante para sua compreensão. Liga-se ao nome por meio de preposição.

São eles o objeto direto e o objeto indireto.

Os complementos verbais são termos integrantes da oração que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos. A oração possui elementos que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos e nomes: são os termos integrantes da oração.

Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido. Para fazer sentido, o verbo transitivo é concluído com o objeto direto, objeto indireto ou com ambos. Assim, o verbo pode ser transitivo direto quando não é seguido de preposição.

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.