O que é o plástico da linguiça?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

No contexto de fabricação de linguiças e embutidos, chamamos de invólucro - tripa ou peles sintéticas - a substância tubular responsável em revestir a proteína animal, manter sua forma e manter a maciez de sua textura.

Tire a linguiça do plástico que a envolve, amasse-a com as mãos já numa panela. Quando estiver bem soltinha, acrescente um fio de óleo, leve ao fogo com a panela destampada. Deixe fazer todo o processo no fogo baixo. Primeiro ela vai juntar água e cozinhar e depois fritar.

Afinal, tem que tirar a pele da linguiça calabresa? Sim, por mais fina que a pele seja é fundamental retirar antes de consumir. Isso porque, diferentemente da linguiça toscana, que é feita com tripas artificiais ou naturais próprias para consumo, a calabresa não.

Os invólucros de colágeno são normalmente mais utilizados em linguiças frescas cruas. Os invólucros de plástico ou tripas artificiais de plástico são extraídos de produtos sintéticos e podem ser planos ou enrugados. São feitos de polímeros, como poliamidas, polipropileno ou polietileno.

É alga marinha! Ela. que dá esse formato de linguiça e a deixa crocante

Por ser mais barata e não precisar de refrigeração, os invólucros sintéticos são os mais populares dentre os fabricantes de salsichas e mortadela. Por serem feitas de celulose ou plástico, os invólucros sintéticos não são comestíveis.

Uma pergunta comum é se a pele que envolve a linguiça precisa ser removida, e a resposta é sim! Essa película, que pode ser feita de tripa natural ou sintética, pode permanecer dura mesmo depois de cozida, criando uma textura desagradável no prato.

LACRE ALIMENTÍCIO SIMPLES: É indicado mais para a indentificação da lingüiça; LACRE ALIMENTÍCIO SERRILHADO: É indicado para amarrar / prender / fixar com firmeza a tripa da lingüiça.

O microbiologista Eduardo Tondo explica o que é contaminação cruzada, que pode acontecer aí, na sua cozinha. O consumo de toda carne crua possui um risco e não deve ser feito sem atenção. Esse risco só é eliminado com a cocção ou fritura da proteína em temperaturas superiores a 70 graus.

Não se deve lavar, nem ferver a linguiça para levá-la à grelha.

Invólucro é o material que envolve o enchimento de embutidos (salsicha, linguiça, etc.). Os invólucros naturais são feitos de tripas, isto é, a partir de intestinos de animais; os invólucros artificiais, introduzidos no início do século XX, são feitos de colágeno, celulose, e extrudados de tripas.

“Para alimentos como linguiça e carne, por exemplo, pode-se cozinhar para amaciar a parte endurecida, mas o sabor pode ficar comprometido”, afirma Machado. Outra opção é cortar a parte endurecida e escurecida para consumir o restante do alimento.

Sal de cura 1
A maioria das espécies encontradas em salames é do tipo Penicillium e possui cor branca, que é considerado como um mofo inofensivo, mas variantes e outras espécies podem estar presentes e contaminar o produto.

- Tripas ovinas, suínas ou de colágeno comestível devem ser usadas na fabricação de linguiças frescas. Essas tripas são responsáveis por promover ganho em produtividade, higiene, resistência e padronização de calibre.

Aferventar: Não importa se sua linguiça é de porco ou frango você vai precisar aferventar a danada, e isso vai ajudar a tirar uma boa quantidade de gordura.