O que é o líquido que sai da ferida?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.

O que é exsudato? Talvezvocê conheça o exsudato como 'o líquido que vaza da ferida', 'que drena da ferida', 'pus' ou 'secreção'. Todos estes nomes se referem ao líquido que uma ferida produz quando está cicatrizando.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção. É normal que algumas feridas apresentem secreção, mas esta é fluida e de cor clara. Porém, não necessariamente uma ferida que não apresenta pus deixa de estar infeccionada.

Assim que a infecção começa, seu sistema imunológico reage tentando combatê-la com o envio de glóbulos brancos para a área afetada. Esses glóbulos brancos se desgastam e morrem com o tempo, junto com o tecido lesionado, formando esse resíduo que conhecemos como pus.

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Orienta-se sempre manter meio úmido, não esfregar gaze na ferida e não secar. Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Quando o líquido que sai da ferida tem características de infecção como cheiro forte e aspecto verde ou marrom, será necessário tratar a ferida de forma adequada.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características: Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho. Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa. Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

Há várias maneiras de lidar com a secreção e a mais importante dela é o uso de um curativo específico para o tipo de ferida que você tem. Alguns curativos foram criados especialmente para absorver excesso de exsudatos. Outros, para criar um ambiente úmido que favoreça a cicatrização.