O que é gangrena e necrose?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

A gangrena é uma complicação da necrose caracterizada pela deterioração dos tecidos do corpo. Existem duas categorias principais: gangrena infecciosa (gangrena úmida) e gangrena isquêmica (gangrena seca). A condição pode resultar de isquemia, infecção ou trauma (ou uma combinação desses processos).

A gangrena é causada por infeções bacterianas, falta de irrigação sanguínea nos tecidos e lesões, as quais acabam por desencadear a morte de tecidos no organismo. A gangrena é a morte de tecidos do corpo e pode ter diversas causas, como infecções bacterianas e falta de irrigação sanguínea desses tecidos.

A gangrena é um tipo especial de evolução do processo de necrose. As características vão depender de vários fatores como: velocidade de instalação do processo, causa, e o aspecto morfológico final do quadro. Há alguns tipos de gangrena, como a gangrena úmida, gangrena seca e gangrena gasosa.

Sintomas da gangrena

  1. Alteração da cor da pele;
  2. Mudança da sensibilidade local;
  3. Dor local;
  4. Surgimento de bolhas;
  5. Ferida com odor forte;
  6. Febre;
  7. Mal-estar geral.

Quanto ao tipo, a gangrena pode ser dividida em seca, úmida e gasosa.

A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e, por vezes, inchada. Depois, fica violeta, frequentemente com o desenvolvimento de grandes bolhas cheias de líquido. O líquido dessas bolhas é de cor castanha, aquoso e, por vezes, tem um odor desagradável.

Mudança de coloração
Dessa forma, temos o seguinte: Vermelho escuro/roxo/negro – Indica necrose hemorrágica; Branco/opaco – Decorre de eventos isquêmicos, traduzidos pela opacidade da mucosa e da pele; Amarelo/Marrom – Indica necrose liquefativa, típico da supuração.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

O que é gangrena? A gangrena é definida, pelos médicos, como sendo a morte de um tecido ou órgão do corpo, geralmente localizado nas extremidades do corpo do paciente, em pontos como os dedos dos pés e das mãos.

Os sintomas da gangrena incluem vermelhidão e inchaço na área afetada, perda de sensibilidade ou dor intensa e feridas ou bolhas na área afetada que sangram ou produzem um pus fétido. A gangrena transforma a pele comprometida numa área de cor preta esverdeada.