O que é mononucleose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 19 votos

A mononucleose infecciosa é uma doença popularmente conhecida como “doença do beijo”, tendo em vista ser a principal forma de transmissão. Ela afeta principalmente a região da garganta, gerando dor, febre e inflamação nas amígdalas (amigdalite).

A mononucleose decorre da infecção pelo vírus Epstein-Barr, que pertence à família dos herpes-vírus e é passado de uma pessoa para outra pela convivência íntima, particularmente pelo beijo – por essa característica e pelo fato de incidir na população jovem, a virose é popularmente conhecida como doença ou febre do ...

A transmissão do Epstein-Barr ocorre principalmente via oral-oral, através do contato íntimo com a saliva de um indivíduo doente ou de um portador assintomático. Como dito anteriormente, é por esse motivo que a mononucleose também é conhecida como doença do beijo.

Geralmente, a infecção começa com uma sensação geral de indisposição (mal-estar) e febre baixa, seguidas de dor de garganta e/ou inchaço dos linfonodos. A fadiga é frequentemente grave e geralmente mais intensa durante as primeiras duas a três semanas, mas pode durar meses.

A doença costuma durar de três ou quatro semanas com manifestação dos sintomas. A inf​ecção, porém, é assintomática e pouco expressiva na maioria das vezes. Normalmente a recuperação ocorre dentro de duas a quatro semanas; em alguns casos mais raros, após 120 dias.

O tratamento ocorre com sintomáticos, por meio de analgésicos e antitérmicos. É contra indicado o uso de anti-inflamatórios, e existe medicamento antiviral como o aciclovir destinado a mononucleose, mas, é importante ressaltar, que ele fica reservado para casos de pessoas imunossuprimidas.

Ela afeta principalmente a região da garganta, gerando dor, febre e inflamação nas amígdalas (amigdalite). Pela natureza inespecífica de seus sinais e sintomas, a mononucleose infecciosa pode ser facilmente confundida com outras infecções respiratórias , embora também possa apresentar-se de forma assintomática.

Epstein- Barr tem cura? A infectologista explica que o Epstein-Barr causa uma doença autolimitada, ou seja, se resolve naturalmente e gera imunidade. “A maioria das pessoas com mononucleose precisa apenas de tratamentos para os sintomas, como uso de antitérmicos e anti-inflamatórios.

Medicamentos. Os medicamentos mais usados para o tratamento de mononucleose (Doença do Beijo ou Febre do Beijo) são: Aciclovir. Metronidazol.

Os principais fatores de risco para o linfoma de Hodgkin são: Infecção pelo vírus Epstein-Barr. O risco de desenvolver a doença de Hodgkin para pessoas que tiveram mononucleose infecciosa parece ser algumas vezes maior do que para pessoas que não tiveram a doença, embora o risco total ainda seja muito pequeno.

Em caso de suspeita de mononucleose, o exame físico envolve apalpar os gânglios em busca de caroços e a barriga próximo ao baço, observar a inflamação da garganta e, então, indicar a realização do exame de sangue específico para confirmar a doença.

À primeira vista, os sintomas da mononucleose são exatamente iguais aos de qualquer faringite. Porém, há algumas diferenças que ajudam a distinguir ambas situações. Em geral, as faringites ou amigdalites provocadas pelo EBV não causam pus nas amígdalas. Esse sinal costuma ser típico das amigdalites bacterianas.

Não há vacinas ou medicação específica para combater a mononucleose infecciosa.

O diagnóstico pode ser feito por um exame de sangue específico. Quando adultos fazem esse exame, a maioria fica sabendo que foi infectada pelo vírus e teve a doença no passado sem se dar conta de sua atividade, pois os sintomas foram confundidos com os de infecções banais comuns na infância e na adolescência.

O EBV é um vírus transmitido, principalmente, através da saliva. Ou seja, a transmissão acontece ao beijar outra pessoa ou, até mesmo, utilizar o mesmo copo ou objetos de via oral.