O que é mito para a psicologia?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

É uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas. Há mitos acerca da PSICOLOGIA.

O que é o mito para a Tradição Psicológica
O mito provém do inconsciente, serve para restaurar uma conexão com este e deve ser interpretados simbolicamente. Tanto Freud como Jung foram leitores vorazes das obras de Tylor e Frazer, partindo dos trabalhos destes em relação aos rituais e mitos nos povos primitivos.

MITOS: INTERPRETAÇÃO PSICANALÍTICA
Os mitos são considerados por Terzis (2008) como pistas que ajudam o ser humano a procurar, dentro de si próprio, o sentido para as diversas experiências da vida, para que estas entrem em consonância com sua vida interior.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

O mito está intimamente ligado à noção de verdade, verdade essa velada no interior do próprio mito. É o anúncio de um dos princípios fundamentais da psicanálise, o princípio da dualidade como estruturante da vida psíquica.

O mito pessoal é a soma das percepções que você tem de sua própria vida e do caminho que ela tem trilhado, independentemente da consciência pessoal. Nem sempre corresponde àquilo que você deseja ou desejou para a própria vida, mas sim no que ela se constituiu até aquele momento.

A função do mito não é, primordialmente, explicar a realidade, mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador. Para o filósofo romeno Mircea Eliade (2002) uma das funções do mito é fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.

O mito tem funções determinadas nas sociedades antigas e primitivas. Inicialmente, ele serve para acomodar e tranquilizar o homem num mundo perigoso e assustador, dando-lhe segurança. O que acontece no mundo natural passa a depender, através de suas ações mágicas, dos atos humanos.

Os mitos fazem sentido e explicam a realidade por caminhos não racionais. Antes da filosofia grega descobrir o raciocínio lógico já no século V antes de Cristo, a origem do mundo era explicada pelos mitos, seus movimentos e vir-a-ser.

O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

Mito é uma história muito antiga, que explica algum fenômeno através da ação de personagens mágicos. Os mitos de criação são os que surgem nas sociedades, antes da Ciência, para contar como o universo, o planeta ou aquele povo surgiu.

4 fantasia, imaginário, mentira, quimera, sonho, utopia.

Um mito é uma história que trata de temas importantes acerca de uma civilização ou da própria existência. Os mitos tratam de temas que a razão humana não consegue alcançar por si só, como a origem do mundo, da vida e aspectos que permeiam tais realidades.