O que é minoxidil?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Minoxidil é um fármaco capaz de reduzir a pressão arterial por promover vasodilatação potente e de longa duração. Sua ação hipotensora foi descoberta em 1965 e teve impacto significativo no tratamento da hipertensão arterial pois funciona em casos mais agressivos da doença.

Minoxidil é um ativo vasodilatador que melhora o fluxo sanguíneo na região em que é aplicado, revitaliza os folículos, reduz a queda e mantém o cabelo por um período maior na fase anágena, fazendo com que os fios ganhem comprimento e espessura, tratando as áreas afetadas pelo processo de miniaturização capilar.

A utilização inadequada do minoxidil oral pode causar tonturas e queda rápida de pressão, entre outras complicações, como informa o especialista. “Em curto e médio prazo pode aparecer a pericardite, que é uma inflamação da membrana do coração, ou derrame pericárdico, que é um líquido advindo dessa inflamação.

É perigoso usar Minoxidil no cabelo? Não. O Minoxidil tem sido amplamente usado e prescrito por dermatologistas, se tornando um produto consagrado no tratamento da queda de cabelo.

Como o minoxidil atua? O minoxidil aumenta a circulação sanguínea onde é aplicado, seja na cabeça, na região da barba ou nas sobrancelhas. Assim, ele estimula o crescimento dos fios ao prolongar a fase anágena — ciclo responsável pelo nascimento do cabelo.

Efeitos colaterais
Quando uma medicação é pensada pelo laboratório e é indicada uma posologia, uma forma de uso, é por alguma razão. O Minoxidil tópico indicado 1 ml a cada 12 horas, portanto duas vezes ao dia, tanto para homens quanto para mulheres, sendo homens a 5% mulheres a 2%.

Quais as contraindicações do Minoxidil? Minoxidil (subtância ativa) é contraindicado a pacientes com feocromocitoma, porque pode estimular a secreção de catecolamina no tumor através de sua ação antihipertensiva, a pacientes com porfiria.

Minoxidil faz o cabelo cair? Sim, mas é uma ação temporária. Como ele está modificando as fases capilares (ele prolonga a anágena, ou seja, o tempo de desenvolvimento do fio), faz com que alguns fios caiam no primeiro mês. No entanto, os novos vão crescer logo em seguida.

Por exemplo, uma pessoa que normalmente tem um ciclo capilar de 3 anos, usando a medicação, poderá ter um ciclo de 4 anos. Ou seja, se o paciente parar de usar o medicamento, o cabelo vai cair, porque o ciclo capilar será novamente encurtado.

Atenção: recomenda-se o tratamento com Minoxidil em homens mais jovens (em geral com menos de 40 anos de idade) e apresentando os primeiros sinais de calvície.