O que é miíase intestinal?

Perguntado por: ejesus2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Coceira; Dor; Sensação de movimento sob a pele; Queimação ou fisgada na área da lesão.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

O que é Miíase? A miíase é caracterizada pela infestação de larvas de moscas na pele. As larvas de moscas completam parte de seus ciclos de vida alimentando-se de tecidos (vivos ou mortos) no corpo humano. A miíase pode se dar de duas formas: berne ou bicheira.

Eventualmente, a miíase pode ser consequência da deposição de larvas de determinadas moscas em ferimentos na pele, cavidades naturais (como nariz e orelhas) ou as larvas são ingeridas por meio de alimentos ou bebidas contaminados.

Tratamento para miíase

  1. Limpar a ferida.
  2. Anestesiar localmente a área (dependendo da lesão, não há necessidade de anestésico)
  3. Retirar larva por larva com o auxílio de uma pinça.
  4. Tratar a ferida com bacteriostático local ou, conforme o caso, usar antibiótico de largo espectro.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

O diagnóstico é feito pelo exame de fezes pelos métodos de Faust e Hoffman, capazes de detectar as larvas deste parasita. Os tratamentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde consistem na medicação com albendazol 400mg dose única, mebendazol, levamisol ou pamoato de pirantel.

São classificadas em primárias e secundárias. Miíase primária ou furunculóide (berne) a larva da mosca Dermatobia hominis, alimenta-se de tecido vivo. Miíase secundária (bicheira) a larva da mosca varejeira invade tecidos necrosados da pele ou da mucosa para alimentar-se.

Existem várias classificações para miíases, conforme seja a localização, a biologia da mosca e o tipo do tecido em que ocorre. Quanto ao local de ocorrência, elas podem ser: cutânea, subcutânea, cavitárias (nariz, boca, seios paranasais), ocular, anal, vaginal etc.

Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

Canos sujos propiciam o aparecimento de larvas
Afinal, esse é um ambiente úmido e por isso é altamente propício para o surgimento desses microorganismos. Quando passamos por esse tipo de problema, observamos o surgimento de larvas pequenas e pretas nos locais mais úmidos do cômodo, como dentro do box.

Muitas vezes, realmente existe um problema médico oculto que provoca as sensações de coceira ou deslocamento do bicho e que levam as pessoas a acreditarem que estão infestadas. Alergias, alimentação, estresse, condições nervosas e reações a muitos remédios comuns podem ser causas de base.

O berne é ocasionado pela penetração da larva de Dermatobia hominis na pele, ocasionando uma lesão nodular com orifício central. A miíase é uma doença caracterizada pela presença de larvas de moscas no corpo de vertebrados, incluindo o homem. Essas larvas podem penetrar na pele e lesionar órgãos e tecidos.