O que e microcefalia?
A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.
Qual a expectativa de vida de uma pessoa com microcefalia
Alguns casos são tão leves que quase não causam complicações. Outros são tão severos que o tempo de vida varia de alguns meses até 10 anos, dependendo do acesso a cuidados médicos, entre outros fatores.
Quem tem microcefalia pode ter uma vida normal
Há casos tão leves que quase não causam complicações, enquanto outros são tão severos que o tempo de vida pode ser de meses.
O que fazer para evitar a microcefalia
A prevenção primária da microcefalia envolve o combate e prevenção aos fatores de risco para a ocorrência desta anomalia congênita, tais como: controle de doenças e condições maternas, como diabetes e hipertensão; controle da população de mosquitos Aedes aegypti e proteção individual contra picadas, como o uso de ...
O que provoca a microcefalia
Durante a gestação, a cabeça de um bebê cresce porque seu cérebro cresce. A microcefalia pode ocorrer porque o cérebro do bebê não se desenvolve de forma adequada durante a gestação ou para de crescer após o nascimento, o que resulta em uma cabeça menor.
Qual é a causa da microcefalia
Também existe uma relação entre a microcefalia e a infecção do zika vírus durante a gravidez. Na criança, o vírus afeta as células do cérebro, responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do órgão, causando a condição ou a craniossinostose, que faz com que a criança tenha a microcefalia.
Quando se descobre a microcefalia
Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm.
Tem cirurgia para microcefalia
Em parte dos casos de fusão prematura das suturas dos ossos da caixa craniana, se diagnosticada precocemente, é possível realizar uma cirurgia para separá-los nas primeiras semanas de vida, como forma de evitar a compressão do cérebro que impede seu crescimento e provoca complicações mais graves.
Qual é o mosquito que transmite a microcefalia
Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença. A microcefalia pode levar a óbito ou deixar sequelas?
Quem tem microcefalia pensa
Quem tem microcefalia pensa, sente, tem vontade de viver, como todos nós." Lado a lado, Micaelly e Maria Victória não demonstram sofrimento, apesar de todas as barreiras que ainda terão de enfrentar ao longo da vida.
Quem tem microcefalia tem paralisia cerebral
Que deficiências a criança que nasce com microcefalia pode ter? Compartilhar: É impossível dizer qual acometimento cerebral ela vai ter. Ela pode ter retardo mental, paralisia cerebral, epilepsia, atraso no desenvolvimento global.
Quais são os tipos de microcefalia que existe
A microcefalia pode ser classificada em primária, que é aquela que ocorre durante a gestação, ou secundária, que ocorre após o nascimento do bebê.
Como identificar microcefalia na ultrassom
A suspeita e o diagnóstico de microcefalia são feitos em exames rotineiros de ultrassonografia. Tais exames são feitos a partir do segundo trimestre da gestação, sendo realizada a medida da circunferência cefálica (cabeça), abdominal e dos ossos longos (membros fetais).
Como é tratada a microcefalia
A microcefalia não tem tratamento específico. Cada criança pode desenvolver complicações diferentes (respiratórias, neurológicas, motoras, entre outras), em graus diferentes. Por isso, o acompanhamento por diferentes especialistas vai depender das funções que ficarem comprometidas.
O que pode causar má formação do bebê
Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.
Quando a cabeça do bebê volta ao normal
Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.