O que é micção?

Perguntado por: rportela8 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Micção é o ato de expelir urina, voluntariamente ou não. A capacidade média da bexiga de um adulto é de 700 a 800 ml, mas o estímulo é percebido a partir de 270 - 310 ml. As mulheres começam a sentir o estímulo mais tarde que os homens, pois a bexiga esférica contém volumes um pouco maiores.

Micção urgente; frequência ou urgência urinária. Micção frequente significa que há uma necessidade de urinar mais frequente do que o normal, enquanto que a urgência urinária se refere a uma vontade súbita e intensa de urinar, juntamente com desconforto na bexiga.

A micção é coordenada em nível do tronco encefálico, especificamente na substância pontino- mesencefálica, denominado centro pontino da micção (CPM), que é a via final comum para motoneurônios da bexiga, localizados na medula espinhal (Figura 1).

A frequência ideal para fazer xixi é de cinco a oito vezes por dia. Menos que isso é considerado muito pouco, e pode ser reflexo da falta de líquidos ou do hábito de segurar a urina por muito tempo na bexiga.

O que nós, urologistas, definimos como intervalo entre uma micção e outra é de 4 a 6 horas. Se você tem um intervalo muito mais frequente que este, precisa ver se impacta a sua qualidade de vida. Algumas pessoas podem ter vontade de fazer xixi maior que a média, mas que é compatível com a sua atividade.

Embora a vontade de urinar toda hora pareça uma situação normal (principalmente após a ingestão de líquidos), esse sintoma também pode indicar uma alteração no sistema urinário. Sobretudo, é um sinal característico de bexiga hiperativa.

Poliúria noturna
As causas desse tipo de poliúria podem ser: insuficiência cardíaca congestiva, uso de certos medicamentos, como diuréticos; beber muitos líquidos estimulantes, como álcool e cafeína; e distúrbios do sono, como apneia obstrutiva.

É o termo médico utilizado para caracterizar os pacientes que apresentam problemas de esvaziamento da bexiga, ou seja, que possuem dificuldade para urinar.

Para reduzir a micção durante a madrugada, além de deixar de beber líquidos após às 18h, é importante evitar alimentos estimulantes no período da noite, como café, chá preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos cítricos e comidas apimentadas.

Exercite o pavimento pélvico.
“Cada vez que sentir vontade de urinar, deve contrair estes músculos para acalmar a urgência e só depois decidir se é hora de ir à casa de banho”, sugere a fisioterapeuta Inês Valente. “Se, por exemplo, urinou há 30 minutos ou menos e voltou a sentir vontade, contraia os músculos.