O que é metonímia?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, dada a sua contiguidade material ou conceitual com outra palavra.

A metonímia é uma figura de linguagem em que se utiliza um termo no lugar de outro. Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto.

Para identificar uma metonímia, é necessário analisar se na frase em questão está havendo a substituição de um termo pelo outro. Uma dica é analisar a literalidade da frase. Muitas vezes, em uma metonímia, a frase não tem o sentido literal, uma vez que o termo usado está "no lugar" de outro.

Variação. A metonímia possui duas variações: antonomásia, que toca uma expressão ou palavra por outro nome que tenha algum tipo de relação entre si. E a metalepse, que substitui o termo antecedente pelo consequente. Exemplo de Antonomásia: O “Apóstolo dos gentios” revolucionou o mundo com a sua pregação.

A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.

Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.

A metonímia é geralmente utilizada para a não repetição de palavras em textos. Como em entrevistas nas quais o entrevistado (ex.: Jorge Amado) pode tanto ser chamado pelo primeiro nome, pelo sobrenome ou pelo nome completo (ex.: Jorge declarou, Amado declarou, ou Jorge Amado declarou).

As frases e as figuras de linguagem presentes nesta música
a metonímia é indicada em "Que pais é esse?" como uma pergunta retórica, falando sobre o próprio Brasil (substituição de termos).

A metonímia é caracterizada como uma figura de linguagem que usa uma expressão ou palavra para designar outra, com a qual mantém alguma relação de proximidade ou substituição. Alguns exemplos são: "Beber um copo" e "Ler Machado de Assis".